Mais Mobilização

4 motivos para o seu sindicato investir em marketing

9 de março de 2020
Junte-se a mais de 7.000 lideranças

Entre para nossa lista e receba conteúdos sindicais exclusivos e com prioridade

Sindicato investir em marketing

Não é comum encontrarmos dirigentes que já compreenderam importância do sindicato investir em marketing.

Para muitos, isso parece um assunto estranho de se relacionar com sindicatos.

Só de ouvir – ou ler! – a palavra marketing, muitos pensam imediatamente nas aplicações comerciais desse termo.

Mas aqui está algo que pode parecer surpresa: podemos aplicar conceitos de marketing nos sindicatos, e os resultados podem ser bastante positivos.

Para facilitar o entendimento, podemos aplicar essa definição:

“Marketing sindical é o conjunto processos desenvolvidos para criar, comunicar, entregar e trocar conteúdos que tenham valor para trabalhadores de uma categoria e para a sociedade em geral”. (Abridor de Latas)

Então, muito além das perspectivas capitalistas, o marketing sindical é um conjunto de técnicas que pode ajudar a fortalecer uma entidade sindical e entregar conteúdos que atendam às necessidades de seus públicos-alvo: a categoria e a sociedade.

Duvida?

Confira quatro bons motivos para que o sindicato que você dirige invista em marketing sindical:

 Identificação

Construir uma estratégia consistente de marketing para o seu sindicato amplia os horizontes sobre as necessidades da categoria.

É possível entender melhor o que os trabalhadores realmente querem, quais são as maiores aflições e como eles se relacionam com o seu sindicato.

Dessa forma, sua entidade se torna cada vez mais representativa, e fortalece seus laços com os grupos que você representa.

Antecipação

O coração das boas estratégias de marketing é o processo de se debruçar sobre o comportamento do público-alvo para entender o que realmente deseja e oferecer isso a ele de alguma forma.

Para um sindicato, isso significa ter a capacidade de antecipar problemas e prever futuras reivindicações da categoria antes mesmo que os próprios trabalhadores. Os percalços podem ser identificados e contornados antes de se tornarem uma bola de neve.

Satisfação

O marketing anda ao lado da satisfação do público-alvo – no caso, dos filiados.

A consequência de uma boa estratégia do gênero será entender melhor as expectativas dos trabalhadores e construir formas de suprir essas demandas, fortalecendo o sindicato e a sua gestão.

Mobilização

Quando a categoria se sente representada e ouvida, se aproxima mais do sindicato.

Por isso, investir em marketing aumenta consideravelmente o poder de mobilização da entidade, aumentando as chances de vencer pautas e conquistar direitos.

Quer entender melhor como ter uma estratégia de marketing sindical?

Clique aqui e baixe agora mesmo o nosso e-book gratuito sobre esse assunto inovador.

Nosso material foi criado por uma equipe especialista em comunicação sindical, e irá apresentar algumas estratégias arrasadores para obter todos os benefícios citados neste artigo (e muito mais!)

  20 etapas para melhorar a visibilidade do seu sindicato

Que tal melhorar a visibilidade do seu sindicato?

Agora que você já descobriu, pelo menos, quatro bons motivos para investir em marketing sindical, está na hora de pensar na visibilidade de sua entidade!

Afinal, você não acha frustrante o seu sindicato trabalhar muito e a sua categoria não enxergar o fruto desse trabalho?

No e-book 20 etapas para melhorar a visibilidade do seu sindicato, abordamos as principais técnicas para sua entidade ser reconhecida pela categoria e aumentar ainda mais o poder de mobilização.

Clique aqui ou na imagem acima e baixe o conteúdo. É gratuito, didático e pode ser consultado quando e onde você quiser!

Equipe Abridor de Latas Comunicação Sindical

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *