Como nossas campanhas sindicais alcançam até 1 milhão de pessoas por mês

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Como nossas campanhas alcançam até 1 milhão pessoas por mês

Hoje, nossas campanhas alcançam muito mais de 1 milhão de pessoas por mês.

É isso mesmo: as campanhas produzidas e gerenciadas pela Abridor de Latas para os sindicatos alcançam grandes números.

E aqui vamos contar o nosso segredo.

Planejamento como parte da estratégia

A primeira coisa que preciso te perguntar é: qual o seu desejo de mudança?

– Quero que meus filiados estejam mais mobilizados.

– Quero que a sociedade nos veja com outros olhos.

– Quero que a minha base valorize nossa atuação e se filie ao sindicato.

Se alguns desses é o seu objetivo, ele precisa passar necessariamente pelo planejamento.

Antes do design sair criando na louca qualquer peça, é necessário ter clareza sobre onde se quer chegar e traçar uma estratégia para isso.

Desse modo, cada peça é pensada em uma cadeia de raciocínios para levar a pessoa a desencadear uma ação lá na frente.

Então, não adianta fazer um monte de memes batendo em políticos sem um propósito claro (via de regra, isso vai contribuir mais para a antipolítica que, na prática, beneficia a extrema-direita).

“O que você realmente quer mudar?” Essa é a resposta a ser planejada.

Pensar lá na frente é essencial para se ter resultados efetivos.

Entrega de conteúdo

Logo em seguida, é preciso estabelecer as estratégias de alcance com o profissional de social mídia.

Aqui, na Abridor de Latas, temos uma pessoa exclusivamente para isso. É ela que pensa com o planejamento quais serão as táticas para que essas peças atrativas cheguem até as pessoas.

Em outras palavras, ela define o que será feito para que a publicação chegue na timeline da galera.

Já pensou que, sem isso, sua campanha não terá nem a oportunidade de ser vista pelas pessoas?

Então, quero te dizer que só pensar o design e não executar as estratégias para alcançar o objetivo não trará muitos resultados, pois a segunda etapa para uma campanha de sucesso está sendo pulada.

Quero compartilhar com você que essa segunda etapa foi o pilar para que a Campanha Contra a Reforma da Previdência que fizemos para que a Associação dos Professores da UFPR (APUFPR) viralizasse e alcançasse em um mês, mais de 1 milhão de pessoas.

Um detalhe importantíssimo: 95% foi alcance orgânico, ou seja, não pagamos para alcançar esses números.

É muito comum entidades sindicais criarem campanhas que atingem poucas pessoas e geram pouquíssimo engajamento.

Já na Abridor de Latas, nós aplicamos estratégias para transformar materiais que teriam apenas algumas dezenas de interações (e olhe lá…) em milhares de curtidas, comentários e compartilhamentos.

E fazemos com que peças que, normalmente, alcançariam algumas centenas de pessoas, atinjam dezenas de milhares.

Atrair para conquistar

Vencida a etapa da entrega do conteúdo, vem o que chamamos de atração.

Criar peças encantadoras é um preceito para qualquer campanha.

E dizemos isso porque peças bonitas, com um bom design, é o mínimo que se espera em uma campanha de sucesso.

Pense comigo: as pessoas acessam uma rede social, vão rolando a timeline e uma infinidade de postagens vão aparecendo até elas pararem para ver algo com mais calma (as pessoas fazem isso o tempo todo). É uma decisão que ela toma em menos dois segundos. Ou seja, esse é o sindicato tem para convencê-la a parar e ver o material.

É preciso fazê-la parar e ler seu conteúdo.

Se ela não parou: você não conseguiu.

Agora, se ela parou, significa que alguma coisa conquistou a atenção dela (por exemplo, um excelente design).

E acontece o que a partir daqui?

Se você pensa que campanha é só fazer uma imagem bonita e para justamente aqui, sabe o que vai acontecer? Infelizmente a pessoa seguirá rolando a barra da timeline.

Conteúdo estratégico para o sucesso

Pensando ainda o caso acima, o que estará escrito na peça e no texto que acompanha a imagem determinará se a pessoa dará o próximo passo.

 

Então a elaboração do conteúdo é fundamental, tanto quanto a “beleza” da peça.

Nessa etapa, usamos técnicas de marketing, como gatilhos mentais, para que ela possa dar o próximo passo. Ela precisa interagir com o sindicato.

Então não adianta querer fugir dos temas polêmicos.

Pode estar passando na sua cabeça que isso vai gerar milhões de comentários negativos.

A questão central para alcançar os objetivos traçados lá no começo está nessa simples ação: O que será feito com esses comentários?

Conexão é fundamental, mesmo quando você está sendo xingado

A conexão é a base de nossas campanhas. Um dos objetivos é conseguir que os filiados ou a sociedade interajam com os sindicatos. Nessa etapa, não importa se esse diálogo é negativo ou positivo.

Ele deu corações, ela curtiu e outro compartilhou?

Ótimo, isso é um sinal de que a campanha está cumprindo com alguns dos objetivos já de cara, com estratégia, um bom design e um bom texto persuasivo que está alcançando as pessoas.

Mas em relação aos demais usuários, o que deve ser feito?

Simples assim: é necessário monitorar a todos e responder um a um. Abaixo você pode ver o resultado real de uma de nossas campanhas.

É isso mesmo, 34 mil comentários em um ano!

Nós revisamos 100% dos comentários feitos nas páginas das entidades e das campanhas que gerenciamos. Nenhum fica solto, afinal, é improdutivo quando uma página fica repleta de ofensas, xingamentos, mensagens e imagens impróprias.  

Nas páginas que administramos isso não acontece. Para cada caso fazemos uma ação, de acordo com os propósitos e objetivos da campanha.

Para fazer interações é preciso ter experiência

É preciso saber tratar de temas complicados quando surgem comentários do tipo “acabou a mamata para os sindicatos”, “cai fora petezada” e “privatiza tudo”.

Sem dúvidas, nos tempos de hoje, o trabalho é duro.

Mas para uma campanha de sucesso, somente conhecimento político não bastará. É essencial muito jogo de cintura e gentileza.

Mas quero compartilhar com você essa estratégia nos permitiu alcançar os números abaixo na Campanha É Petrobras. É do Povo. É Brasil:

Eu quero que você observe que esse não é o número de pessoas alcançadas, mas o de interações (curtidas, comentários, compartilhamentos e cliques) na página de Facebook da campanha.

Mais de meio milhão de interações que contribuíram para alcançarmos quase 7,5 milhões de pessoas em um ano. 

Aproveite depois e dá uma passadinha lá para ver que ela está firme e crescendo cada dia mais.

Claro que com esse volume aqui, na Abridor de Latas, temos uma pessoa exclusivamente só para responder aos comentários em tempo integral.

Isso mesmo, somente para responder.

Não é para criar.

Não é para postar.

Não é para executar estratégias nas redes.

É somente para utilizar conhecimento político para responder.

E esses números se referem às respostas em apenas uma das muitas campanhas que conduzimos ao longo do ano! Isso é muito valioso porque surgem oportunidades para que possamos aprofundar assuntos, indicar links de outras matérias da mesma campanha, sentir a recepção das pessoas e até medir a temperatura política do momento. Nem todas as pessoas que comentam nas páginas são haters ou extremistas, muitas estão apenas mal informadas, e isso nos dá grandes oportunidades de diálogo.

Robôs crescem a cada dia

Antes de começar o diálogo é importante verificar se o usuário em questão é uma pessoa, um perfil fake ou um bot (robô).

Não adianta querer convencer uma máquina. Tivemos casos que um perfil chegou a enviar 17 mensagens em 30 segundos. Em apenas 3 minutos já eram 65 comentários. 

Às vezes fico pensando o quanto isso seria bom se pudéssemos fazê-los mudar de opinião.

Mas como não dá, é preciso ter atenção. Estima-se que 50% do tráfego do Brasil hoje sejam robôs. Então, sim, é muito robozinho aparecendo no meio da sua campanha.

O objetivo desses robôs que aparecem nas campanhas que gerenciamos não é conseguir mais seguidores, mas de conduzir ataques e forjar discussões artificiais. As estratégias vão desde manipular debates a disseminar notícias falsas e influenciar a opinião.

Você já pensou quanto seu sindicato tem se desesperado com robôs?

Conversão

Depois de verificado se o perfil é real, é hora de buscar o diálogo com os mortais.

Sim, é possível convencer e esclarecer a sociedade e o filiado. Mas não ache que isso acontecerá com um passe de mágica. É muito empenho e dedicação.

Observe a mensagem abaixo:

Para se chegar a isso foram mais 65 interações para o convencimento.

Este usuário, agora, está firme, acompanhando as postagens e ajudando no esclarecimento de outras pessoas.

Ele já fez mais de 170 comentários, até o momento.

Manutenção dos “convertidos” à causa

Em apenas um mês, nossa campanha alcança muitas pessoas. Mas nossa proposta de trabalho vai muito mais além de “somente” chegar até as pessoas.

Nosso objetivo é a formação e o amadurecimento político, para que haja transformação verdadeira.

Por isso, para que a formação comece a gerar resultados, recomendamos que uma campanha tenha, no mínimo, três meses.

Por causa dos resultados, muitos sindicatos acabam prologando a ação e, inclusive, a tornam permanente.

Como assim, permanente?

Pense bem: seu sindicato vive em constante ameaça. Por que não rebater o ataque na mesma intensidade de governantes, patrões e grupos extremistas?

Dependendo da sua categoria, principalmente se for no serviço público, os ataques nunca acabam. Na verdade, intensificam-se a cada dia. É uma verdadeira guerra.

Se deixar os trabalhadores sem uma formação constante, em pouco tempo a opinião deles muda novamente. Desse modo, a conquista é momentânea.

A mesma coisa vale para os filiados conquistados. Se esse grupo não enxergar o trabalho da diretoria e que estar ali filiado ao sindicato vale a pena, da mesma forma que eles vêm, vão embora.

Claro que para campanhas como foram as contra a Reforma da Previdência e a Reforma Trabalhista, e a atual contra a Reforma Administrativa são ações diferenciadas, mas precisam ser mantidas até a data de votação.

O passo mais importante

Como você viu, é necessário muito mais do que somente postar nas redes sociais as peças feita pela agência.

Nosso objetivo é alcançar milhões de pessoas e, no processo, levar informação verdadeira, com qualidade.

Se você chegou até aqui é porque percebeu que esses são somente o primeiro e o segundo passos, de um processo longo de transformação de opinião.

Entre em contato conosco clicando no botão abaixo para que possamos te ajudar em sua próxima campanha.