Mais Comunicação

7 elementos indispensáveis na comunicação do seu sindicato

Junte-se a mais de 7.000 lideranças

Entre para nossa lista e receba conteúdos sindicais exclusivos e com prioridade

Quando conversamos com dirigentes sindicatos e perguntamos a avaliação deles sobre a comunicação do seu sindicato, geralmente as respostas são de 3 tipos:

“Não possuímos comunicação”

“Está funcionando bem”

“Temos comunicação, mas não estamos satisfeitos com o que estamos fazendo”

Geralmente, essas respostas vêm intuitivamente. Não são baseadas em uma avaliação mais aprofundada, principalmente quando as coisas não estão funcionando 100%.

Mas no fundo o dirigente sabe que algo não está correndo como deveria. Ele sente que algo está faltando.

ouviu o ditado que diz que falar é fácil, difícil é comunicar?

É que falar e comunicar são atividades muito diferentes.

Comunicar significa fazer com que uma interpretação seja comum. E não faltam sindicatos que falam, falam, mas não conseguem criar conexão nenhuma com os trabalhadores.

Para você não cair nessa armadilha, nós listamos 7 elementos que precisam estar presentes na comunicação do seu sindicato. Depois de conferi-los, você certamente vai rever algumas práticas. Confira 👇

 

 Público-alvo

Seu sindicato precisa falar para a categoria

Um dos maiores erros que um sindicato pode cometer é falar somente para si.

⚠ Quando isso acontece, resta dizer “adeus” para o reconhecimento e para a visibilidade, porque eles não virão.

Para gerar confiança e aproximação, o sindicato precisa mostrar que está atento à realidade dos trabalhadores. E essa preocupação deve estar estampada em cada conteúdo de comunicação da entidade.

 

 

Planejamento

Comunicação precisa ter um foco definido

Toda ação tem uma razão de existir e faz parte de um todo.

📌 Então não adianta nada publicar um conteúdo hoje que não tenha relação nenhuma com o que será divulgado amanhã ou na semana que vem.

A ausência de planejamento é um tiro no pé de qualquer sindicato.

Por isso, todos os elementos da comunicação devem estar voltados para um objetivo comum.

 

Agilidade

Conteúdo velho não atrai

“Camarão que dorme a onda leva”. Esse ditado nunca fez tanto sentido quanto agora, na era digital.

Em poucos minutos, uma informação se torna ultrapassada e é substituída por outras dez.

📌 Então não tem desculpa: a comunicação do seu sindicato precisa ser ágil. Se os seus conteúdos forem velhos, eles não vão fazer sentido para os trabalhadores.

Não precisa nem dizer que, para isso, você precisa ter profissionais dedicados exclusivamente para a comunicação. É praticamente impossível dar conta dessa dinâmica de maneira amadora.

 

 

Argumentação

É preciso ir além das palavras de ordem

Você já reparou que os patrões não defendem abertamente o fim dos direitos trabalhistas?

Sim, eles desejam (e muito) exterminar as garantias dos trabalhadores, mas eles sabem que, se disserem isso, não terão nenhum apoio.

A diferença está aí: a argumentação do empresariado é sutil, articulada. Ela é construída a conta-gotas, com cautela e com muito planejamento.

Então não adianta achar que meia dúzia de palavras de ordem vão convencer os trabalhadores a apoiarem o seu sindicato.

Esse convencimento se dá de forma complexa. Afinal, mudar o modo como o trabalhador interpreta a realidade não é tarefa fácil. Mas também não é impossível.

📌 É preciso construir argumentos sólidos, interligados e distribuí-los da maneira mais eficaz. A conscientização é um processo lento e totalmente dependente da comunicação.

 

 

Preocupação estética

É necessário fisgar a atenção do trabalhador

Sempre lembramos mais daquilo que se destaca e chama mais a atenção.

É aí que entra a importância da estética dos conteúdos do seu sindicato.

Um material pode ser de extrema importância para a categoria, mas se o formato dele não for atrativo o suficiente para fisgar a atenção do trabalhador, ele será ignorado.

📌 Muitos sindicatos menosprezam a forma dos conteúdos. E isso pode significar um grande desperdício de tempo e de trabalho.

 

 

Reinvenção

Comunicação deve estar aberta à renovação

Nós nos tornamos melhores quando analisamos as lacunas e trabalhamos para preenchê-las. Essa regra não é diferente na comunicação.

É na análise dos resultados que os responsáveis pela comunicação do seu sindicato vão identificar o que pode melhorar.

Um bom planejamento deve sempre estar aberto a reformulações.

📌 E esse trabalho depende do olhar crítico de profissionais que reconhecem as potencialidades e as dinâmicas de um plano de comunicação.

 

 

Profissionalização

Deixe o amadorismo de lado

📌 Produzir o conteúdo ideal para a sua categoria não depende só de boa vontade.

É necessário dominar as técnicas da comunicação no planejamento, na produção e na distribuição dos conteúdos.

Por isso, a profissionalização da comunicação é sempre a melhor saída.

Infelizmente, muitos dirigentes ainda enxergam a comunicação sindical como um gasto, e não um investimento.

Mas nunca é demais lembrar: reconhecimento e visibilidade não são construídos do dia para a noite.

Como você viu, é necessário trabalho duro para fazer com que o sindicato seja reconhecido pela sua base.

Você viu também que a construção da visibilidade depende diretamente de planejamento, da agilidade e das técnicas da comunicação.

 

 

Por que é importante fortalecer comunicação do seu sindicato?

Se você é dirigente sindical, sabe que a luta e o bom trabalho dão visibilidade ao seu sindicato, e a visibilidade do seu sindicato fortalece a sua própria luta.

Cada vez mais as redes sociais serão determinantes para reforçar as qualidades da sua atuação sindical.

Seu sindicato não pode abrir mão de construir uma estratégia eficiente para usar essas ferramentas.

E-Book gratuito

Como começar a comunicação do seu sindicato sem gastar muito

Oi,

o que você achou deste conteúdo? Conte para a gente nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “7 elementos indispensáveis na comunicação do seu sindicato”

Maria Leonor

Boa tarde!
Muito importante, pois a comunicação é alma do negócio. Sindicato é uma entidade que precisa a todo momento trabalhas essas questões de divulgação e de comunicação até por que isso depende para o mesmo alcançar o seus objetivos que é a classe trabalhador.