Mais Comunicação

8 ações para aumentar o reconhecimento do seu sindicato

15 de junho de 2019
Junte-se a mais de 7.000 lideranças

Entre para nossa lista e receba conteúdos sindicais exclusivos e com prioridade

aumentar o reconhecimento do seu sindicato

Se você é dirigente e sofre com a falta de reconhecimento do seu sindicato, saiba que não é o único.

A boa notícia é que algumas mudanças na visão da sua entidade irão gerar resultados muito positivos.

Depois de conferir estas 8 dicas, você certamente vai reconsiderar algumas práticas e constatar que ações simples podem ter efeitos grandiosos. Confira 👇

 

1. Mostre o processo do trabalho e não somente o resultado

A categoria precisa saber que as vitórias não caem do céu!

Por isso, é importante divulgar todo o processo de lutas e mobilizações, e não só o resultado delas.

📣 Utilize ao máximo seus canais de comunicação para dar visibilidade à atuação do sindicato. Toda movimentação, mesmo a mais simples, deve virar notícia.

 

2. Mostre também o resultado

Por outro lado, não adianta cair no erro de mostrar toda a atuação e não valorizar os resultados dela. O trabalhador precisa reconhecer que esse empenho resultou em melhorias concretas na vida dele.

Celebre um resultado positivo e não permita que ele passe batido! ✊

 

3. Dialogue com outros setores da sociedade

Quanto mais isolamento, menos reconhecimento. O sindicato que fala somente para a categoria está a um passo de cair no esquecimento. 👎

O segredo é não se fechar em pautas que só interessam à categoria. Amplie os horizontes da entidade por meio de parcerias com outras instituições. Ocupe espaços variados!

O “umbiguismo sindical” é um tiro no pé da entidade.

 

 4. Opine sobre assuntos do setor da sua categoria

Mostrar-se atento a vários aspectos da vida do trabalhador reforça a ligação dele com o sindicato. Por isso, não tenha receio de veicular a opinião da entidade sobre as temáticas do setor em que a categoria atua.

Como exemplo, é possível citar um sindicato de trabalhadores do transporte público que questiona os métodos de financiamento desse serviço ou propõe soluções para a política de mobilidade urbana.

Além de politizar a categoria, você verá o reconhecimento da sua entidade crescer. 💪

 

5. Produza conteúdo sobre saúde e direitos do trabalhador

A defesa do trabalhador é a razão de existir do movimento sindical. Por isso, quando ele tiver dúvidas sobre os seus direitos ou precisar de orientações, o ideal é que procure o sindicato antes de tudo.

📌 Essa relação de confiança só se torna realidade quando a entidade consegue convencer a categoria de que realmente está preocupada com as dificuldades que ela enfrenta.

 

6. Desenvolva campanhas em prol de mudanças mais amplas

Gerar transformações sociais também é tarefa de muitos dirigentes sindicais que se propõem a transformar a realidade da classe trabalhadora.

📣 Para isso, desenvolva campanhas de cunho social que motivem mudanças, que despertem a conscientização ou ainda que cobrem dos governantes o que é de direito dos cidadãos. Com certeza essas ações trarão reconhecimento para a entidade.

 

 7. Escreva comunicados de imprensa para jornais locais e blogs

Mesmo com o nítido boicote da imprensa às demandas dos trabalhadores, é importante manter um diálogo aberto, principalmente com jornais locais e blogs.

⚠ Eles geralmente são mais propensos a divulgarem as pautas da categoria, visibilidade que aumenta o reconhecimento do seu sindicato.

 

8. Promova os materiais do sindicato em grupos locais nas mídias sociais

Tão importante quanto produzir um conteúdo voltado ao trabalhador é fazer com que a sociedade considere essa atuação relevante.

Uma das maneiras de fazer isso é ocupando grupos locais nas redes sociais. Aos poucos, a visibilidade do sindicato nesses espaços vai consolidando a imagem dele como ator político com legitimidade.

✋ Mas cuidado: é muito importante que todo material publicado pelo seu sindicato tenha qualidade. Caso contrário, essas ações podem causar efeito inverso e sua imagem sair mais prejudicada.

 

Rever práticas e arregaçar as mangas para aumentar o reconhecimento do seu sindicato

Muito se fala na necessidade de “renovação” dos sindicatos, mas sabemos que o contexto político é conturbado e que a crise de representatividade atingiu vários setores sociais, inclusive o movimento sindical.

Um dos maiores desafios é superar as campanhas difamatórias que atingem o sindicalismo e reacender a confiança da classe trabalhadora na mobilização política. Mas toda caminhada começa com o primeiro passo!

Para ajudá-lo nessa empreitada, preparamos um e-book com 12 dicas imperdíveis para o seu sindicato deixar de ser criticado. São condutas simples que irão preservar a imagem da sua entidade e impedir que ela caia em descrédito.

Que tal baixar o material em alta qualidade e utilizá-lo em uma reunião com a diretoria?

Para acessá-lo, é só clicar aqui ou na imagem abaixo.

sindicato deixar ser criticado abridordelatas

Fonte: Abridor de Latas – Comunicação Sindical

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *