A vida de um sindicato é bastante complexa e cheia de desafios. Mas tudo começa no contato com a categoria representada.
Para organizar a luta sindical é necessário se aproximar dos trabalhadores.
E para iniciar o diálogo você vai precisar provar e comprovar a utilidade da sua entidade no dia a dia deles.
Nessa tarefa, o melhor a fazer é preparar um bom material institucional, que contenha um pouco do histórico do sindicato, mostrando que só com muita luta a classe trabalhadora conquistou seus direitos. E mesmo agora, com a Reforma Trabalhista, o único apoio que sobrou para eles é o sindicato que está ali para dar auxílio à categoria.
O que não pode faltar no material institucional do seu sindicato?
1. Nesse material deverá constar, com bastante destaque, todos os benefícios que o sindicato oferece.
2. Sendo assim, separe os diferenciais do seu sindicato, utilize argumentos de venda e contrate um profissional para as fotos.
3. Se for um panfleto, a produção pode ser mais simples. No caso dos folders, é necessário utilizar cores e imagens para causar um impacto visual e chamar a atenção dos trabalhadores.
4. Um erro comum de alguns sindicatos é esquecer de incluir o seu logotipo e os dados de contato. Fique atento a isso!
5. O texto precisa ser produzido por um profissional de publicidade ou de relações públicas. Nada de textos com estilo muito jornalístico para esse tipo de material. Ele precisa ter um caráter de venda mesmo, afinal você está vendendo uma ideia: “O sindicato é importante para seu dia a dia”.
6. Para o desenvolvimento de um folder, evite:
Utilizar mais do que três fontes diferentes no mesmo material;
Utilizar cores vibrantes e muito contrastantes em cada uma das linhas do texto;
Utilizar fotos muito pequenas (o material já é suficientemente pequeno);
Esconder os dados de contato usando fontes muito pequenas;
Colocar muito texto em grandes blocos, deixando o seu material cansativo;
Imprimir em um papel muito fino. Folders precisam ser em papéis mais encorpados.
7. Cuidado ao utilizar gráficas muito baratas nesse tipo de material, pois é uma peça que ficará bastante tempo no sindicato, diferente, por exemplo, de um panfleto de uma manifestação (mais descartável). Além disso, o propósito aqui é de venda da imagem do sindicato, então a impressão precisa ser de excelente qualidade. Não queira economizar neste aspecto, pois a estratégia de aproximar pode ter efeito contrário.
8. Peça para que os funcionários organizem a sede e subsedes para que sejam feitas as fotos: grama cortada na chácara (nada de matagal), mesas organizadas (nada de garrafinha de água, restos de biscoito e outras coisas do tipo sobre as mesas) e diretores e representantes arrumados (nada de camisa aberta).
9. Desenvolva outras formas de conhecerem o seu sindicato
O site é a porta de entrada para seu sindicato no mundo virtual. Ele deve passar credibilidade e fortalecer a imagem e o trabalho da sua diretoria.
Um site mal feito, porém, é um verdadeiro desastre: passa insegurança e afasta o trabalhador que busca uma entidade para se filiar ou aqueles que procuram informações ou notícias importantes.
Equipe Abridor de Latas Comunicação Sindical
Ebook gratuito: Transforme sua comunicação sindical: 23 gatilhos mentais que fazem a diferença
E-book gratuito: Preparando-se para o futuro da comunicação sindical
Revolucione a comunicação sindical com inteligência artificial
Defender a Democracia na era da IA: o papel crucial dos sindicatos
O impacto da inteligência artificial na comunicação sindical
Combate aos deepfakes: um desafio para a comunicação sindical
Textos estratégicos conscientizam, sensibilizam e mobilizam
6 cuidados que você deve ter ao contratar uma campanha para seu sindicato
O bolsonarismo acabou? É hora de baixar a guarda?
Na guerra digital, sindicatos continuarão usando comunicação analógica?
Redes sociais como estratégia para alcançar os filiados e a sociedade
É possível vencer a luta sem modernizar a comunicação dos sindicatos?
Oi,
o que você achou deste conteúdo? Conte para a gente nos comentários.
Era o que eu estava procurando… Já há algum tempo. Direto e de fácil entendimento.