Mais Comunicação

Como usar as redes sociais em sua estratégia de marketing do sindicato?

Junte-se a mais de 7.000 lideranças

Entre para nossa lista e receba conteúdos sindicais exclusivos e com prioridade

Muitos dirigentes não costumam pensar no marketing do sindicato como parte da construção da luta por direitos.

Negligenciar isso é deixar de usar ferramentas importantes para construir um relacionamento forte e duradouro com os trabalhadores da sua base.

O marketing sindical, embora seja uma área ainda pouco explorada, oferece grandes potenciais, e as redes sociais são parte estratégica dessa construção.

Veja alguns passos importantes:

Conhecer sua audiência

É claro que você conhece bem sua base enquanto grupo.

No entanto, quando se trata de bolar uma estratégia efetiva para mídias sociais, é preciso analisar alguns pontos específicos de comportamento.

É necessário fazer uma análise aprofundada para descobrir que tipo de conteúdo os trabalhadores preferem (Vídeos? Fotos? Textos?), em que horário estão mais ativos, quais mídias mais acessam…

São muitas variáveis que precisam ser estudadas para que a comunicação do sindicato tenha o efeito desejado!

Uma equipe de comunicação especializada conseguirá fazer isso sem grandes dificuldades.

Estar onde a categoria está

Alguns trabalhadores preferem as fotografias do Instagram.

Já outros são fãs das frases curtas do Twitter.

Tem aqueles que curtem os vídeos no Youtube.

Quanto ao Facebook, há quem ame e quem odeie.

Esse é um trabalho que está diretamente relacionado ao levantamento da dica anterior: é preciso saber em que redes sociais a base está e criar perfis ou páginas para o sindicato nesses sites.

Depois disso, é preciso implementar estratégias específicas para cada rede social.

Comunicar-se

Comunicar é uma via de mão dupla. Significa que você precisa estar pronto para propor um diálogo com a base.

Se você publica uma notícia ou informação nas redes sociais da sua entidade, por exemplo, saiba que as pessoas irão interagir com esse conteúdo, e não podem ficar sem resposta.

As páginas do seu sindicato nas redes sociais precisam ser espaços em que os trabalhadores façam perguntas ou comentários e sejam respondidos o mais rápido possível. Caso contrário, podem ficar irritados e tomar atitudes que vão muito além do mundo digital – como deixar de apoiar a sua entidade.

Também é preciso tomar cuidado quando há muitas críticas, para evitar o “efeito manada” (que ocorre quando uma pessoa se sente confortável em fazer uma crítica reforçando a crítica que outra pessoa já fez, e aí as coisas às vezes saem de controle).

Redes sociais são coisa séria!

Ter conteúdo de qualidade

É fundamental que o trabalhador tenha um bom motivo para seguir o sindicato nas redes sociais.

A única maneira de fazer isso é criando conteúdo de qualidade.

E esse geralmente é um dos pontos fracos do movimento sindical, e grande parte dos trabalhadores percebe isso.

É preciso investir em artes, imagens, textos, vídeos e gifs que sejam bonitos, bem feitos e criativos, com mensagens que sejam realmente úteis para a categoria (até porque, exagerar nos memes e piadas pode pegar mal para a entidade!).

Também é fundamental desenvolver campanhas com frequência, porque alguns assuntos precisam ser abordados com mais frequência para criar a conscientização necessária.

Revisar a estratégia de tempos em tempos

As redes sociais estão sempre mudando. Por isso, não são uma receita de bolo.

É preciso revisitar suas táticas e identificar o que está funcionando e o que precisa ser aprimorado.

Aprimorar

Justamente porque tudo muda muito rápido no mundo digital, é necessário estar sempre lendo e estudando para conhecer as novas tendências.

Quem cuida de redes sociais precisa estar o tempo todo atento às mudanças

Dica extra: aumentar a visibilidade

Para te ajudar a começar, vamos te oferecer um material totalmente grátis, elaborado por especialistas em comunicação sindical! Clique aqui ou na imagem abaixo e baixe e-book 22 Estratégias de Marketing digital aplicáveis para o sindicato agora mesmo!

E-book gratuito

22 Estratégias de Marketing digital aplicáveis para o sindicato

Equipe Abridor de Latas – Comunicação Sindical

Oi,

o que você achou deste conteúdo? Conte para a gente nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *