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As 15 melhores dicas de marketing digital sindical para você aplicar em 2020

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O marketing digital é uma área da comunicação que fortalece a imagem de entidades online e, no caso de sindicatos, pode ser decisiva para mobilizar trabalhadores para a luta e conquistar o apoio do restante da sociedade em pautas importantes.

O fortalecimento de todos os sindicatos depende da construção de um relacionamento sólido e duradouro com os trabalhadores da base.

Se você quer aprimorar a relação com a sua categoria, então é importante começar a investir em marketing sindical.

Confira essas 15 dicas que separamos:

marketing digital

1. Defina seu público

Um dos principais caminhos do marketing digital é a construção de personas – uma espécie de público-alvo mais detalhado.

Com essa estratégia, é possível definir exatamente com que tipo de pessoa você está conversando e garantir que seus conteúdos sejam feitos sob medida para os trabalhadores.

Em entidades sindicais, isso pode ser crucial para decidir como falar com a sua base, aumentando o poder de mobilização da sua entidade. 

2. Construa uma reputação online

Uma das formas de conquistar apoio, tanto entre a própria categoria como de outros setores da sociedade, é construir uma reputação online.

Isso acontece quando o sindicato se transforma no que chamamos de autoridade no assunto.

A se tornar uma referência consolidada sobre a luta dos trabalhadores, o sindicato passa a ter ainda mais credibilidade e ser fonte de informação.

Isso só pode ser feito por meio de um trabalho forte e permanente de comunicação. Mas para que isso aconteça, o seu sindicato vai precisar produzir conteúdo com frequência e qualidade. 

3. Mantenha o site da entidade sempre atualizado

Uma forma muito simples de posicionar bem no Google, construir uma reputação e aumentar o poder de mobilização é manter o site do sindicato sempre atualizado.

Tenha um cronograma para postagens próprias com diferentes temas, sempre levando em consideração a agenda de discussões nacionais e os interesses da base.

Muito importante: não vale ficar replicando matérias de outras fontes. Isso não gera autoridade e nem reconhecimento. 

4. Otimize o site do sindicato

Otimizar o site significa melhorar algumas características da página e deixá-la de acordo com algumas configurações básicas de marketing digital.

Isso inclui melhorar a navegação e o acesso às notícias.

Tudo isso ajuda no posicionamento do site do seu sindicato no Google e permiti que as pessoas o encontrem com mais facilidade.

Outro reflexo bacana é que as notícias do seu site também começam a se tornar referências nas buscas. Ou seja, mais pessoas encontrarão as notícias que seu sindicato publica. 

Essas configurações podem ser feitas em conjunto com uma boa assistência da equipe de tecnologia da informação (TI) e com a sua assessoria de comunicação. Converse com suas equipes nessas duas áreas sobre isso!

5. Elabore um plano de comunicação

O plano de comunicação é basicamente um grande planejamento, que leva em consideração os conteúdos e formatos que funcionam melhor com os trabalhadores da sua base.

Muitos sindicatos têm dificuldade em construir um relacionamento com os trabalhadores justamente porque falta um planejamento da comunicação.

Ter um bom plano de comunicação voltado ao marketing digital é fundamental para que o sindicato alcance os resultados almejados. 

6. Não fale apenas do que a diretoria tem feito

Alimentar um site é uma das coisas mais básicas que o sindicato pode fazer em termos de comunicação.

O problema é que a imensa maioria dos sindicatos para por aí.

Mas os princípios do marketing digital indicam uma outra direção que precisa ser igualmente seguida: o sindicato precisa entregar conteúdo de valor.

Isso significa que o sindicato também deve abordar assuntos que façam parte do dia a dia do trabalhador, como questões relativas à legislação trabalhista, saúde e segurança, por exemplo.

O sindicato não pode se estringir a fazer apenas autopropaganda. Precisa mostrar que se importa com a qualidade de vida, com as condições de trabalho, ou mesmo com a família do trabalhador da categoria.

Importante: fique atento à periodicidade e à adequação da linguagem.

Tudo isso nos leva à próxima dica!

7. Produza bom conteúdo

Na internet, um bom conteúdo é aquele que é informativo, bem escrito, com o tamanho ideal e voltado ao público-alvo (no caso de sindicatos, os trabalhadores).

Não adianta atualizar os canais de comunicação do sindicato constantemente com um conteúdo que não dará resultados.

Por isso, é importante estudar, planejar e rever as estratégias periodicamente. 

8. Invista em SEO

SEO é a abreviação de Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca, em bom português. A estratégia se refere a uma série de ações que podem ser feitas para garantir que o conteúdo e a página do sindicato bem posicionados nos resultados de busca.

Isso gera um alcance muito maior porque a maioria das pessoas, quando está procurando determinado assunto, dificilmente clica em sites que não estão mas primeiras posições. 

9. Dê atenção às redes sociais

Hoje, é indispensável que uma entidade sindical tenha páginas nas principais redes sociais e as mantenha atualizadas.

Esses espaços virtuais fomentam discussões, disputam narrativas, moldam a opinião pública e conquistam pautas importantes.

Por seu poder multiplicador, as redes sociais são fundamentais também para levar mais longe as pautas, campanhas e notícias do sindicato.

Faça um estudo sobre as principais redes sociais utilizadas pelos membros da sua categoria.

Um planejamento estratégico adequado indicará a melhor maneira de aproveitar os principais recursos dessas ferramentas. 

10. Faça uso do e-mail marketing

O e-mail ainda é um dos meios de comunicação digital mais utilizados do mundo, e não pode ficar de fora da sua estratégia de comunicação!

É indispensável ter um banco de dados com os endereços eletrônicos da sua base e montar uma estratégia para se comunicar com os trabalhadores por essa via. 

11. Ofereça a melhor experiência possível para os filiados

Chamamos de “usabilidade” a forma como os usuários se utilizam o site do seu sindicato.

Com base nisso, é preciso estudar como tornar mais fácil seu uso, e como melhorar a experiência para quem visita sua página

Se o trabalhador tiver dificuldades em navegar no seu site (principalmente for com um celular, já que é bem provável que a maioria da sua base acessa o seu site usando um dispositivo móvel), isso vai impactar diretamente no tempo em que ele permanece navegando na sua página. Ou mesmo se ele conseguirá ler uma simples notícia!

12. Dê o que a categoria precisa

Uma das características mais importantes de uma boa comunicação é antecipar os problemas e as necessidades dos usuários, e sempre oferecer o conteúdo que a categoria está precisando no momento.

Isso pode ser feito com um bom trabalho de comunicação integrada, que conseguirá mapear a realidade da categoria e traçar as estratégias para fazer a melhor abordagem.

13. Convide os usuários a realizar uma ação

Em marketing, um dos princípios básicos é convidar os usuários a realizar uma ação (chamamos isso de “call to action”).

No sindicato, a ação em questão pode ser se filiar, comparecer a um evento ou aderir a um ato, por exemplo.

Existem várias estratégias para criar gatilhos e convencer quem está consumindo o seu conteúdo a realizar uma ação.

14. Analise os resultados

Uma das maiores virtudes de uma boa estratégia de comunicação é saber quando sentar e rever as estratégias. Analise os números, mas vá além deles.

Observe o comportamento da base, escute e saiba quando mudar a direção da sua estratégia de marketing digital.

15. Fale com quem sabe

Para desenvolver boas estratégias de marketing digital no seu sindicato, é essencial contar com o apoio de uma agência especializada em comunicação sindical para te auxiliar. Você pode dar o primeiro passo nessa direção clicando aqui e solicitando um diagnóstico gratuito para sua entidade agora mesmo.

Dica extra

Depois destas 15 melhores dicas de marketing digital sindical para você aplicar agora, sua entidade vai marcar presença no dia a dia dos trabalhadores!

Mas, como eles avaliam sua atuação sindical? Será que acreditam e confiam plenamente nas propostas e ações da entidade?

Clique aqui  ou na imagem abaixo e baixe o conteúdo gratuitamente!

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Equipe Abridor de Latas Comunicação Sindical

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