Para conquistar seu espaço político, os setores que pretendem destruir o movimento sindical tiveram que mudar a comunicação.
A gente sempre soube que a velha imprensa jogava contra os sindicatos, com críticas constantes para enfraquecer as entidades. E as empresas também sempre pressionaram os trabalhadores, afinal são os sindicatos que impedem que elas desrespeitam as leis trabalhistas.
Mas nos últimos tempos, uma grande parte da população se voltou contra os sindicatos (e isso está aumentando a cada dia).
Você já parou para pensar porque isso está acontecendo? É provável que o problema esteja na política de comunicação dos sindicatos, que não estão conseguindo enfrentar essa onda de ataques.
Falta de valorização incomoda
Muitos dirigentes não entendem porque seu trabalho não é valorizado, porque ouvem muitas críticas e poucos elogios, porque os trabalhadores não se filiam, porque não contribuem…
Na imensa maioria dos casos, os problemas ocorrem porque os sindicatos não conseguem dialogar com sua base, não conseguem mostrar aquilo que a diretoria tem feito, nem as lutas e as conquistas.
Muitos não conseguem propor algo diferente, e nem mesmo mostrar seu valor.
É provável que a comunicação esteja falhando em questões básicas:
- Falta de informação (pouca frequência ou nenhuma)
- Conteúdos desinteressantes
- Imagens “feias” ou amadoras, que não chamam a atenção e não se destacam
- Uso errado dos meios de comunicação
- Atuação falha nas redes sociais
- Falta de estratégia
É hora de mudar a comunicação do seu sindicato
Respire fundo, pare para pensar na sua entidade, e reflita sobre os impactos de tudo isso na relação do seu sindicato com os trabalhadores.