Mais Comunicação

6 passos para renovar a identidade visual do sindicato

1 de agosto de 2019
Junte-se a mais de 7.000 lideranças

Entre para nossa lista e receba conteúdos sindicais exclusivos e com prioridade

renovar a identidade visual do sindicato

Muitos dirigentes enfrentam atualmente um problema sério: a imagem da sua entidade está desgastada. Eles precisam muito renovar a identidade visual do sindicato

É comum encontrar trabalhadores com a sensação de que as entidades que os representam estão “paradas no tempo”.

Além disso, a velha mídia investe pesado para destruir ainda mais a imagem do movimento sindical.

E as ondas de fake news só pioram a situação.

Mesmo diante desse cenário difícil, algumas entidades ainda resistem em aceitar mudanças e não percebem as razões que dificultam a conexão com os trabalhadores de sua própria base.

Um dos problemas geralmente está na imagem que o próprio sindicato está passando para sua categoria.

1. A primeira impressão é a que fica

O cérebro, de maneira automática, leva menos de um segundo para julgar se algo merece ser visto com mais atenção ou não.

Afinal, com tanta informação visual à nossa frente, ele precisa escolher algumas coisas para as quais vai dar mais atenção.

O design trabalha justamente para isso. Seja no site do sindicato, na fachada, no folder ou no logotipo, quanto mais qualidade tiver o design, mais atenção os materiais irão despertar.

2. Definir prioridades

Comece a reestruturação da imagem pela logomarca do sindicato, passando na sequência pela papelaria, resolvendo depois o site e os informativos.

Vemos que muitas entidades acabam não concluindo essas mudanças.

Quando começamos a atender um novo sindicato, o tempo médio de reestruturação completa é de 30 a 45 dias para criação de uma logomarca, papelaria, site e layout do novo informativo e isso sem custos adicionais para o sindicato, pois entendemos que essas são ferramentas fundamentais para começar uma boa comunicação.

Esse prazo é suficiente para implementar todas as novidades (isso mesmo, tudo funcionando, incluindo o novo site, com a produção de todos os textos e demais artes que sejam demandadas nesse processo).

Então não se deixe enganar por desculpas do tipo “Vamos com calma! Vamos implementar as mudanças aos poucos”.

É possível revolucionar a imagem da sua entidade em pouco tempo.

3. Modernidade

Uma identidade marcante e com um conceito forte passa mais segurança e credibilidade aos trabalhadores.

É algo que intuitivamente vem à cabeça do trabalhador: “Se o sindicato cuida bem da própria imagem, também deve cuidar bem das necessidades da categoria”.

Pode ter certeza que qualquer trabalhador (inclusive você) faz essa relação.

4. Desapegar-se do passado

Muitos dirigentes têm medo de mudança. Alguns acreditam que se mudarem a marca da entidade estarão apagando a sua história.

Isso é um engano.

Abraçar a logomarca que é usada desde a fundação da entidade com tanto apego não ajudará na reaproximação com os trabalhadores.

Pelo contrário. O momento atual exige um sindicato mais moderno e atualizado.

Fazer essa reestruturação não é abandonar a história do sindicato e sim aprender com ela e escrever a cada tempo uma nova. E tenha em mente que daqui há alguns anos essa história precisará ser reescrita novamente.

5. Design agradável

Estudos mostram que 73% das pessoas priorizam conteúdo com um design agradável.

Além de chamar mais atenção, uma imagem bem produzida aumenta consideravelmente as chances de o trabalhador ter vontade de ler todo o conteúdo que o sindicato produziu.


6. Percepção

O cérebro processa informação visual 60 mil vezes mais rápido que texto e 40% das pessoas respondem melhor para informação visual do que para texto simples.

Isso comprova a importância de construir uma boa imagem.

 

Comece a fazer outras mudanças

Uma maneira rápida de mostrar ao trabalhador que o sindicato é antenado e possui uma imagem forte é através de um site de qualidade.

Usando as ferramentas certas, é possível ter um site mais moderno, que atraia mais público e facilite o uso para o trabalhador.

 

Conheça 27 melhores formas de melhorar o site de seu sindicato e potencializar as ações de sua diretoria, baixando nosso eBook grátis clicando aqui ou na imagem abaixo.

ebook sobre melhorar o site do sindicato

Equipe – Abridor de Latas Comunicação Sindical

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *