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6 cuidados que você deve ter ao contratar uma campanha para seu sindicato

28 de fevereiro de 2023
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Investir em campanhas de transformação social apenas para “marcar presença” não deve ser mais opção, diante da realidade do movimento sindical hoje. É preciso ter objetivos definidos.

6 cuidados que você deve ter ao contratar uma campanha para seu sindicato

Na hora de preparação da campanha, o sindicato precisa estar atento a algumas condições, para fazer com que cada real investido valha a pena. Por isso, selecionamos 6 cuidados que você ter na hora de contratar uma agência, para a sua campanha ser um sucesso.

1 – Planejamento como parte da estratégia

A primeira coisa que é preciso se perguntar é: qual o seu desejo de mudança? 

– Quero que meus filiados estejam mais mobilizados.

– Pretendo gerar conscientização.

– Quero que a sociedade nos veja com outros olhos.

– Preciso enfrentar um projeto do governo.

Definido o objetivo a ser alcançado, o setor de planejamento poderá determinar os próximos passos e estabelecer quando cada assunto deverá ser abordado.

Antes do design sair criando “na louca” qualquer peça, é necessário ter clareza sobre onde se quer chegar e traçar uma estratégia para isso.

Desse modo, cada peça é pensada em uma cadeia de raciocínios para levar a pessoa que recebe o material a desencadear uma ação lá na frente.

Então, pouco adianta fazer um monte de memes batendo em políticos sem um propósito claro (via de regra, isso vai contribuir mais para a antipolítica que, na prática, beneficia a extrema-direita).

“O que você realmente quer mudar?” Essa é a resposta que será a base para o planejamento.

Pensar lá na frente é essencial para se ter resultados efetivos.

2- Entrega de conteúdo

Para que a campanha tenha sucesso é preciso que a agência contratada garanta a entrega do conteúdo para o máximo de pessoas possível, dentro do universo que deve ser o foco da ação (sua categoria? A população da cidade ou do estado? Todos os brasileiros? Isso precisa ser bem delimitado). 

Reflita: de que adianta uma ação nas redes se não alcançar ninguém? Que diferença fará?

Aqui, na Abridor de Latas, temos um setor que atua exclusivamente para isso, trabalhando junto com o planejamento quais serão as táticas para que essas peças atrativas cheguem até as pessoas.

Via de regra, a imensa maioria dos sindicatos não leva essa etapa em consideração. Por isso, muitas campanhas, mesmo tendo bons conteúdos, alcançam pouquíssimas pessoas.

Então, quero te dizer que só pensar o design e não executar as estratégias para alcançar o objetivo definido apenas vai gerar resultados frustrantes, pois a segunda etapa para uma campanha de sucesso estará sendo pulada.

Já na Abridor de Latas, aplicamos estratégias para fazer com que os materiais cheguem até as pessoas, causem impacto e tenham muito engajamento, com milhares de curtidas, comentários e compartilhamentos. Afinal, esse deve ser o ciclo de vida de uma peça nas redes sociais: mais engajamento gera mais alcance, que gera mais engajamento, que gera mais alcance, e por aí vai.

Então, nada de deixar a agência fazer um monte de peças aleatórias e jogar para o jornalista do sindicato postar, porque que isso não dará certo.

3- Qualidade do Design

Na hora de avaliar uma contratação, peça para agência apresentar algumas peças de campanhas desenvolvidas.

Ao analisar, veja se as peças têm a “cara” da sociedade. Uma boa referência é verificar se elas acompanham a “pegada” das campanhas de grandes empresas.

Sei que alguns caíram da cadeira agora, mas preciso te dizer isso: você não se “venderá” ao capitalismo por isso. Apenas usará da inteligência, para que a pessoa não recuse seu material de primeira porque não curte a estética “da esquerda” (geralmente com imagens feias, mal produzidas, sobrecarregadas ou com design defasado).

Entender que estamos em uma grande disputa pelos rumos da sociedade nos ajuda a perceber que a arte não é o fim da campanha, e sim o começo da atração para uma grande batalha de convencimento.

4 – Textos persuasivos

Em uma campanha, os textos precisam ser persuasivos, pois esses tipos de conteúdo utilizam técnicas e métodos para influenciar opiniões, atitudes e comportamentos. Não tenha vergonha e pergunte qual o conhecimento da agência na produção desse tipo de texto.

Importante: não confunda persuasão (que se baseia na conscientização) com manipulação (que ocorre pelo engano intencional)!

Quando elaboramos campanha para sindicatos, persuasão e gatilhos mentais são essenciais, pois precisamos que o trabalhador dê o próximo passo, que é interagir com o sindicato (engajamento). 

Essa é uma das etapas mais importantes, porque demonstra que a pessoa achou o material tão relevante que fez algo a mais com ele: clicou, comentou, reagiu ou compartilhou para que mais pessoas de seu próprio círculo fossem alcançadas.

Esses são alguns dos principais indicadores do resultado de uma campanha.

5 – Responder nas redes sociais

Se o objetivo da campanha for alcançar um público maior e se inserir na sociedade para mudar a realidade, aí é preciso ir muito além e “furar a bolha”, buscando uma conexão com aqueles com os quais você não tem contato, para que mais pessoas sejam impactadas por sua mensagem, formem opinião favorável à sua causa e passem a apoiar a sua luta. 

Então não adianta querer fugir dos temas polêmicos. É preciso responder e interagir.

Aqui, na Abridor de Latas, nós revisamos 100% dos comentários feitos nas páginas das entidades e das campanhas que gerenciamos. Nenhum fica solto, afinal, é improdutivo quando uma página fica repleta de ofensas, xingamentos, mensagens e imagens impróprias.  

Essa é a parte que assusta muitas entidades: “como nosso sindicato vai dar conta de responder a tantos comentários?” Na maioria das vezes, a opção da entidade acaba sendo “não fazer nada”.

Nas redes sociais que administramos isso não acontece. Para cada comentário recebido, tomamos uma decisão, de acordo com os propósitos e objetivos da campanha.

É preciso ter experiência para responder com agilidade, precisão, educação e coerência. Afinal, se a resposta for ruim, em vez de ajudar irá atrapalhar ainda mais.

A agência contratada precisa ter conhecimento político e jogo de cintura para responder comentários ofensivos, rebater fake news e proporcionar o acesso a conteúdos que poderão dar uma nova visão de mundo e uma percepção diferente da realidade.

Então, para que sua campanha valha a pena, exija as respostas e faça algumas perguntas para testar o conhecimento político da agência contratada. 

6 – Ferramentas adequadas

Para dar conta do volume de interações e ataques, além de ter experiência em redes sociais, a agência precisa utilizar as ferramentas adequadas.

Não existe possibilidade de dar conta do volume de informações apenas utilizando as plataformas originais do Facebook, Instagram, Twitter e demais redes.

Ter ferramentas adequadas de gerenciamento, com acesso e relatórios que ajudam a fazer o setor de planejamento atuar constantemente, de acordo com a conjuntura, é um fator crucial para a campanha ser um sucesso.

Aqui, usamos mais de 35 ferramentas para uma campanha e posso te dizer que elas são caras e muitas são pagas por cada rede social cadastrada (por exemplo, se tiver Instagram, Facebook e Twitter, já são 3 contas).

Então, não tenha vergonha de questionar. Provavelmente, a agência não te dirá quais programas ou plataformas ela usa, mas você pode perguntar quais ferramentas ela utiliza para garantir que as campanhas sejam um sucesso.

 

Campanhas para sindicatos: o passo mais importante

Como você viu, quando se trata de campanhas para sindicatos, é necessário muito mais do que somente postar nas redes sociais as peças produzidas por um design ou por uma agência.

Geralmente, o objetivo de uma campanha é alcançar e, ainda, levar informação verdadeira, com qualidade, para mudar a realidade e conseguir apoio a uma luta.

Se você chegou até aqui é quer fazer saber como podemos ajudar a construir uma campanha de sucesso, clique no botão abaixo para que possamos conversar.

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