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6 cuidados que você deve ter ao contratar uma campanha para seu sindicato

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6 cuidados que você deve ter ao contratar uma campanha para seu sindicato

Investir em campanhas de transformação social apenas para “marcar presença” não deve ser mais opção, diante da realidade do movimento sindical hoje. É preciso ter objetivos definidos.

6 cuidados que você deve ter ao contratar uma campanha para seu sindicato

Na hora de preparação da campanha, o sindicato precisa estar atento a algumas condições, para fazer com que cada real investido valha a pena. Por isso, selecionamos 6 cuidados que você ter na hora de contratar uma agência, para a sua campanha ser um sucesso.

1 – Planejamento como parte da estratégia

A primeira coisa que é preciso se perguntar é: qual o seu desejo de mudança? 

– Quero que meus filiados estejam mais mobilizados.

– Pretendo gerar conscientização.

– Quero que a sociedade nos veja com outros olhos.

– Preciso enfrentar um projeto do governo.

Definido o objetivo a ser alcançado, o setor de planejamento poderá determinar os próximos passos e estabelecer quando cada assunto deverá ser abordado.

Antes do design sair criando “na louca” qualquer peça, é necessário ter clareza sobre onde se quer chegar e traçar uma estratégia para isso.

Desse modo, cada peça é pensada em uma cadeia de raciocínios para levar a pessoa que recebe o material a desencadear uma ação lá na frente.

Então, pouco adianta fazer um monte de memes batendo em políticos sem um propósito claro (via de regra, isso vai contribuir mais para a antipolítica que, na prática, beneficia a extrema-direita).

“O que você realmente quer mudar?” Essa é a resposta que será a base para o planejamento.

Pensar lá na frente é essencial para se ter resultados efetivos.

2- Entrega de conteúdo

Para que a campanha tenha sucesso é preciso que a agência contratada garanta a entrega do conteúdo para o máximo de pessoas possível, dentro do universo que deve ser o foco da ação (sua categoria? A população da cidade ou do estado? Todos os brasileiros? Isso precisa ser bem delimitado). 

Reflita: de que adianta uma ação nas redes se não alcançar ninguém? Que diferença fará?

Aqui, na Abridor de Latas, temos um setor que atua exclusivamente para isso, trabalhando junto com o planejamento quais serão as táticas para que essas peças atrativas cheguem até as pessoas.

Via de regra, a imensa maioria dos sindicatos não leva essa etapa em consideração. Por isso, muitas campanhas, mesmo tendo bons conteúdos, alcançam pouquíssimas pessoas.

Então, quero te dizer que só pensar o design e não executar as estratégias para alcançar o objetivo definido apenas vai gerar resultados frustrantes, pois a segunda etapa para uma campanha de sucesso estará sendo pulada.

Já na Abridor de Latas, aplicamos estratégias para fazer com que os materiais cheguem até as pessoas, causem impacto e tenham muito engajamento, com milhares de curtidas, comentários e compartilhamentos. Afinal, esse deve ser o ciclo de vida de uma peça nas redes sociais: mais engajamento gera mais alcance, que gera mais engajamento, que gera mais alcance, e por aí vai.

Então, nada de deixar a agência fazer um monte de peças aleatórias e jogar para o jornalista do sindicato postar, porque que isso não dará certo.

3- Qualidade do Design

Na hora de avaliar uma contratação, peça para agência apresentar algumas peças de campanhas desenvolvidas.

Ao analisar, veja se as peças têm a “cara” da sociedade. Uma boa referência é verificar se elas acompanham a “pegada” das campanhas de grandes empresas.

Sei que alguns caíram da cadeira agora, mas preciso te dizer isso: você não se “venderá” ao capitalismo por isso. Apenas usará da inteligência, para que a pessoa não recuse seu material de primeira porque não curte a estética “da esquerda” (geralmente com imagens feias, mal produzidas, sobrecarregadas ou com design defasado).

Entender que estamos em uma grande disputa pelos rumos da sociedade nos ajuda a perceber que a arte não é o fim da campanha, e sim o começo da atração para uma grande batalha de convencimento.

4 – Textos persuasivos

Em uma campanha, os textos precisam ser persuasivos, pois esses tipos de conteúdo utilizam técnicas e métodos para influenciar opiniões, atitudes e comportamentos. Não tenha vergonha e pergunte qual o conhecimento da agência na produção desse tipo de texto.

Importante: não confunda persuasão (que se baseia na conscientização) com manipulação (que ocorre pelo engano intencional)!

Quando elaboramos campanha para sindicatos, persuasão e gatilhos mentais são essenciais, pois precisamos que o trabalhador dê o próximo passo, que é interagir com o sindicato (engajamento). 

Essa é uma das etapas mais importantes, porque demonstra que a pessoa achou o material tão relevante que fez algo a mais com ele: clicou, comentou, reagiu ou compartilhou para que mais pessoas de seu próprio círculo fossem alcançadas.

Esses são alguns dos principais indicadores do resultado de uma campanha.

5 – Responder nas redes sociais

Se o objetivo da campanha for alcançar um público maior e se inserir na sociedade para mudar a realidade, aí é preciso ir muito além e “furar a bolha”, buscando uma conexão com aqueles com os quais você não tem contato, para que mais pessoas sejam impactadas por sua mensagem, formem opinião favorável à sua causa e passem a apoiar a sua luta. 

Então não adianta querer fugir dos temas polêmicos. É preciso responder e interagir.

Aqui, na Abridor de Latas, nós revisamos 100% dos comentários feitos nas páginas das entidades e das campanhas que gerenciamos. Nenhum fica solto, afinal, é improdutivo quando uma página fica repleta de ofensas, xingamentos, mensagens e imagens impróprias.  

Essa é a parte que assusta muitas entidades: “como nosso sindicato vai dar conta de responder a tantos comentários?” Na maioria das vezes, a opção da entidade acaba sendo “não fazer nada”.

Nas redes sociais que administramos isso não acontece. Para cada comentário recebido, tomamos uma decisão, de acordo com os propósitos e objetivos da campanha.

É preciso ter experiência para responder com agilidade, precisão, educação e coerência. Afinal, se a resposta for ruim, em vez de ajudar irá atrapalhar ainda mais.

A agência contratada precisa ter conhecimento político e jogo de cintura para responder comentários ofensivos, rebater fake news e proporcionar o acesso a conteúdos que poderão dar uma nova visão de mundo e uma percepção diferente da realidade.

Então, para que sua campanha valha a pena, exija as respostas e faça algumas perguntas para testar o conhecimento político da agência contratada. 

6 – Ferramentas adequadas

Para dar conta do volume de interações e ataques, além de ter experiência em redes sociais, a agência precisa utilizar as ferramentas adequadas.

Não existe possibilidade de dar conta do volume de informações apenas utilizando as plataformas originais do Facebook, Instagram, Twitter e demais redes.

Ter ferramentas adequadas de gerenciamento, com acesso e relatórios que ajudam a fazer o setor de planejamento atuar constantemente, de acordo com a conjuntura, é um fator crucial para a campanha ser um sucesso.

Aqui, usamos mais de 35 ferramentas para uma campanha e posso te dizer que elas são caras e muitas são pagas por cada rede social cadastrada (por exemplo, se tiver Instagram, Facebook e Twitter, já são 3 contas).

Então, não tenha vergonha de questionar. Provavelmente, a agência não te dirá quais programas ou plataformas ela usa, mas você pode perguntar quais ferramentas ela utiliza para garantir que as campanhas sejam um sucesso.

 

Campanhas para sindicatos: o passo mais importante

Como você viu, quando se trata de campanhas para sindicatos, é necessário muito mais do que somente postar nas redes sociais as peças produzidas por um design ou por uma agência.

Geralmente, o objetivo de uma campanha é alcançar e, ainda, levar informação verdadeira, com qualidade, para mudar a realidade e conseguir apoio a uma luta.

Se você chegou até aqui é quer fazer saber como podemos ajudar a construir uma campanha de sucesso, clique no botão abaixo para que possamos conversar.

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One Reply to “6 cuidados que você deve ter ao contratar uma campanha para seu sindicato”

Marcello Gomes Talavera

Gosto muito desses informativos. Sou candidato a presidência do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Presidente Epitácio – SP, ano que vem.