Você vê as palavras marketing e sindicato como opostos? Se essa é sua impressão, então este texto é para você!
Para quem vive de perto a luta sindical, o marketing certamente remete a um mundo distante dos interesses da classe trabalhadora.
E essa percepção não está totalmente errada!
De fato, o marketing surge no seio da concorrência capitalista com para aumentar o lucro dos empresários.
O objetivo era desenvolver técnicas para se tornar quase irresistível ao consumidor.
Hoje, é praticamente impossível encontrar uma empresa média ou grande que não tenha um setor bem desenvolvido de marketing.
Apesar da estranheza que este conselho possa gerar, nós garantimos: é possível utilizar o marketing no seu sindicato e fortalecer a luta dos trabalhadores da sua categoria.
Quer entender como? Então continue com a gente.
O que é marketing?
O marketing é um conjunto de técnicas e saberes voltados para atrair e fidelizar um público (ou mais) a um determinado produto ou serviço oferecido por uma organização.
É por meio dele que as empresas definem a melhor estratégia para conquistar um potencial consumidor.
Isso pressupõe conhecer os seus desejos e frustrações, entender a melhor maneira de se comunicar com ele e saber o que o serviço ofertado representa para ele.
E não é difícil imaginar que esse conhecimento pode (e deve) ser utilizado no seu sindicato.
A ideia é absorver as técnicas de atração e fidelização do público-alvo para fortalecer o vínculo entre o seu sindicato e a base.
E, como você pode estar pensando, esse trabalho tem muito a ver com a comunicação.
A comunicação e o marketing no sindicato
Toda estratégia de comunicação baseada no marketing tem um objetivo: atrair e fidelizar o público-alvo.
E, na era digital, ter presença online é o primeiro passo para o seu sindicato ser visto e reconhecido pela base do seu sindicato.
Para conquistar essa confiança, é preciso aplicar as técnicas do marketing para entender alguns pontos:
- Que tipo de informação a categoria quer consumir?
- Qual é a linguagem mais adequada para ela?
- Por quais meios eu devo chegar até ela?
É por meio da internet que os trabalhadores e grande parte da sociedade enxerga o seu sindicato.
Por isso, saber se posicionar no ambiente online é uma obrigação para as entidades que desejam criar uma relação de confiança e duradoura com a base.
Existem dezenas de técnicas que podem ser utilizadas para este fim. Aqui, vamos listar brevemente algumas delas:
- Marketing de Conteúdo: estratégia para atrair o público-alvo por meio de conteúdo relevante, que crie conexão e identificação
- Otimização para Mecanismos de Buscas (SEO): conjunto de técnicas aplicadas ao texto para que o Google o mostre como um dos melhores resultados para a procura realizada
- Marketing de Mídias Sociais (SMM): voltado para a criação de uma imagem coesa e consistente da organização nas redes sociais
Se todas essas ferramentas estiverem voltadas para atrair e fidelizar o trabalhador da sua base, não leva muito tempo para o seu sindicato ser mais reconhecido e, claro, ter mais filiados.
Usando o marketing no universo digital
Além das técnicas mencionadas acima, aplicar as estratégias corretas de marketing no universo digital pode garantir relevância, autoridade e visibilidade para o seu sindicato.
Quer conquistar mais credibilidade e confiança em sua base, e aumentar a fidelização dos trabalhadores?
Então, acesse nosso e-book com 22 estratégias de Marketing Digital aplicáveis para o sindicato.
Este é um material especialmente criado para melhorar o posicionamento online de sua entidade.
Equipe Abridor de latas Comunicação Sindical
O movimento sindical deve ajudar na transformação que o Brasil precisa neste ano
Você, dirigente sindical, pode mudar a história
Conteúdo personalizado é a estratégia ideal para a comunicação sindical
O que é formação política digital e por que você precisa aplicar hoje no seu sindicato?
O que o movimento sindical não aprendeu com a eleição de Bolsonaro?
[eBook] 22 estratégias de Marketing Digital aplicáveis para o sindicato
4 motivos para o seu sindicato investir em marketing
7 maneiras de melhorar o relacionamento do sindicato com os trabalhadores da geração Z
Oi,
o que você achou deste conteúdo? Conte para a gente nos comentários.