Mais Mobilização

O que é o marketing e por que você precisa usá-lo no sindicato

22 de junho de 2020
Junte-se a mais de 7.000 lideranças

Entre para nossa lista e receba conteúdos sindicais exclusivos e com prioridade

Você vê as palavras marketing e sindicato como opostos? Se essa é sua impressão, então este texto é para você!

Para quem vive de perto a luta sindical, o marketing certamente remete a um mundo distante dos interesses da classe trabalhadora.

E essa percepção não está totalmente errada!

De fato, o marketing surge no seio da concorrência capitalista com para aumentar o lucro dos empresários.

O objetivo era desenvolver técnicas para se tornar quase irresistível ao consumidor.

Hoje, é praticamente impossível encontrar uma empresa média ou grande que não tenha um setor bem desenvolvido de marketing.

Apesar da estranheza que este conselho possa gerar, nós garantimos: é possível utilizar o marketing no seu sindicato e fortalecer a luta dos trabalhadores da sua categoria.

Quer entender como? Então continue com a gente.

O que é marketing?

O marketing é um conjunto de técnicas e saberes voltados para atrair e fidelizar um público (ou mais) a um determinado produto ou serviço oferecido por uma organização.

É por meio dele que as empresas definem a melhor estratégia para conquistar um potencial consumidor.

Isso pressupõe conhecer os seus desejos e frustrações, entender a melhor maneira de se comunicar com ele e saber o que o serviço ofertado representa para ele.

E não é difícil imaginar que esse conhecimento pode (e deve) ser utilizado no seu sindicato.

A ideia é absorver as técnicas de atração e fidelização do público-alvo para fortalecer o vínculo entre o seu sindicato e a base.

E, como você pode estar pensando, esse trabalho tem muito a ver com a comunicação.

A comunicação e o marketing no sindicato

Toda estratégia de comunicação baseada no marketing tem um objetivo: atrair e fidelizar o público-alvo.

E, na era digital, ter presença online é o primeiro passo para o seu sindicato ser visto e reconhecido pela base do seu sindicato.

Para conquistar essa confiança, é preciso aplicar as técnicas do marketing para entender alguns pontos:

  • Que tipo de informação a categoria quer consumir?
  • Qual é a linguagem mais adequada para ela?
  • Por quais meios eu devo chegar até ela?

É por meio da internet que os trabalhadores e grande parte da sociedade enxerga o seu sindicato.

Por isso, saber se posicionar no ambiente online é uma obrigação para as entidades que desejam criar uma relação de confiança e duradoura com a base.

Existem dezenas de técnicas que podem ser utilizadas para este fim. Aqui, vamos listar brevemente algumas delas:

  • Marketing de Conteúdo: estratégia para atrair o público-alvo por meio de conteúdo relevante, que crie conexão e identificação
  • Otimização para Mecanismos de Buscas (SEO): conjunto de técnicas aplicadas ao texto para que o Google o mostre como um dos melhores resultados para a procura realizada
  • Marketing de Mídias Sociais (SMM): voltado para a criação de uma imagem coesa e consistente da organização nas redes sociais

Se todas essas ferramentas estiverem voltadas para atrair e fidelizar o trabalhador da sua base, não leva muito tempo para o seu sindicato ser mais reconhecido e, claro, ter mais filiados.

Usando o marketing no universo digital

Além das técnicas mencionadas acima, aplicar as estratégias corretas de marketing no universo digital pode garantir relevância, autoridade e visibilidade para o seu sindicato.

Quer conquistar mais credibilidade e confiança em sua base, e aumentar a fidelização dos trabalhadores?

Então, acesse nosso e-book com 22 estratégias de Marketing Digital aplicáveis para o sindicato.

Este é um material especialmente criado para melhorar o posicionamento online de sua entidade.

Clique aqui, ou na imagem acima, e baixe grátis nosso conteúdo!

Equipe Abridor de Latas

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *