Você, dirigente sindical, sabe muito bem que a formação política é uma das funções mais importantes do movimento sindical.
São as entidades sindicais que, apesar das dificuldades, “seguram as pontas” e mobilizam a classe trabalhadora pelos seus direitos.
Mas se os próprios trabalhadores não tiverem consciência de seu papel na sociedade, da importância das lutas ou mesmo do valor dos sindicatos, como eles irão se mobilizar?
Não é novidade que, nos últimos anos, o trabalho de formação política perdeu prioridade no cotidiano de muitos sindicatos.
Ao mesmo tempo, agrupamentos de direita e de extrema-direita se apropriaram (há quase 10 anos) do marketing digital e começaram a aplicar métodos bastante organizados na formação política da sociedade.
E claro que lamentamos que o movimento sindical ainda não aprendeu isso com a eleições do Bolsonaro. Mas precisamos dar um passo adiante.
Hoje, a formação de novos líderes, a renovação de projetos e ideias e a integração de dirigentes de diferentes faixas etárias são apenas alguns desafios das diretorias. A formação sindical precisa ser resgatada.
Os obstáculos são ainda maiores quando se trata da formação política da base. Bombardeados por fortes campanhas contrárias aos sindicatos, muitos trabalhadores deixaram de se identificar com a entidade que os representa.
E o pior: uma parte considerável deles passou a defender o fim dos próprios sindicatos!
Formação política digital
Nós, da Abridor de Latas, disponibilizamos desde o ano passado para as entidades sindicais um diagnóstico gratuito de comunicação.
Após centenas de diagnósticos, podemos afirmar categoricamente que não vimos nenhuma entidade (a não ser aquelas que atendemos) aplicar os conceitos consolidados de marketing digital em seus textos e conteúdos.
O uso das palavras corretas para se comunicar com sua base no intuito de guiá-lo para uma tomada de decisão política vai muito além de produzir apenas notícias jornalísticas.
Por isso, nós estamos lançando uma estratégia de formação política para que os sindicatos possam trabalhar junto às suas categorias, utilizando as mais modernas soluções do marketing e de design interativo.
As elites utilizam diversas técnicas de comunicação para disseminar suas ideologias. O movimento sindical também precisa usar instrumentos eficazes – e desenvolver outros – que contribuam para a mobilização da sua base.
E exatamente isso que estamos propondo para você.
Nesse trabalho, é possível desenvolver o mapeamento de toda a categoria e sua forma de pensar.
Fazemos isso, analisando as interações nas redes sociais, seja por meio do WhatsApp, Facebook, Instagram e tantas outras plataformas, e assim traçar conteúdos personalizados para cada um desses segmentos.
Isso só é possível com o uso de técnicas elaboradas e das ferramentas mais avançadas do mercado que utilizamos para isso.
Há um vasto conhecimento que pode ser utilizado para realizar essa tarefa. E temos profissionais preparados para isso!
Caso queira conversar conosco agora sobre esse trabalho, nos chame aqui do lado por WhatsApp.
Veja mais exemplos dessa estratégia.ma
O movimento sindical deve ajudar na transformação que o Brasil precisa neste ano
Você, dirigente sindical, pode mudar a história
Conteúdo personalizado é a estratégia ideal para a comunicação sindical
O que é o marketing e por que você precisa usá-lo no sindicato
O que o movimento sindical não aprendeu com a eleição de Bolsonaro?
[eBook] 22 estratégias de Marketing Digital aplicáveis para o sindicato
4 motivos para o seu sindicato investir em marketing
7 maneiras de melhorar o relacionamento do sindicato com os trabalhadores da geração Z
Oi,
o que você achou deste conteúdo? Conte para a gente nos comentários.
Achei muito interessante e de grande valia.
Quero conhecer essa formação sindical
Formação sindical é algo que todo sindicato deve fazer, tanto para preparar seus próprios dirigentes como para proporcionar mais consciência para a categoria representada. É uma tarefa que precisa ser cumprida frequentemente pelas entidades sindicais.
Acredito que cada vez mais formação é melhor.