Mais Mobilização

Formação sindical e comunicação sindical? O que elas têm comum?

13 de fevereiro de 2019
Junte-se a mais de 7.000 lideranças

Entre para nossa lista e receba conteúdos sindicais exclusivos e com prioridade

formacao-sindical-comunicacao-sindicato

Você, dirigente sindical, sabe muito bem que a formação sindical e política é uma das funções mais importantes do movimento sindical.

Como defensores da classe trabalhadora, os sindicatos vêm cumprindo a árdua tarefa de enfrentar a despolitização e a competitividade estimuladas pelas elites.

São as entidades sindicais que, apesar das dificuldades, “seguram as pontas” e mobilizam os trabalhadores pelos seus direitos.

Ao mesmo tempo, não é novidade que, nos últimos anos, o trabalho de formação política perdeu prioridade no cotidiano de muitos sindicatos.

Hoje, a formação de novos líderes, a renovação de projetos e ideias e a integração de dirigentes de diferentes faixas etárias são apenas alguns dos desafios das diretorias. A formação sindical precisa ser resgatada.

Os obstáculos são ainda maiores quando se trata da formação política da base. Bombardeados por fortes campanhas contrárias aos sindicatos, muitos trabalhadores deixaram de se identificar com a entidade que os representa. E o pior: uma parte considerável deles passou a defender o fim dos próprios sindicatos!

Saídas

Em uma realidade tão conturbada, quais soluções buscar?

É nesse ponto que nós convidamos você, dirigente sindical, para uma reflexão: você já parou para pensar que a comunicação é uma condição para a conscientização e a politização?

Será que todos esses desafios citados anteriormente não estão relacionados com o fato de que os sindicatos podem não estar dando prioridade que a comunicação sindical necessita?

Pense bem: convencer a base de que lutar é melhor do que competir com o colega de trabalho, de que a mobilização é a arma mais eficaz que o trabalhador tem para preservar seus direitos, de que as garantias trabalhistas não são “bondades” dos patrões… Todo esse trabalho de persuasão está intimamente ligado à comunicação!

 

A formação sindical tem uma aliada

Para realizar essa tarefa com eficácia, não bastam algumas palavras de ordem impressas nos panfletos em preto e branco! Em um mundo conectado, a comunicação, mais do que nunca, é um dos pilares de qualquer ação política.

Por isso, são necessários conteúdos estrategicamente formulados, politicamente embasados e esteticamente envolventes! Além disso, é preciso dominar o maior número de ferramentas digitais disponíveis. Quando essas ferramentas estão sob o comando de pessoas capacitadas, elas se transformam em verdadeiras armas de politização e conscientização.

As elites utilizam diversas técnicas de comunicação para disseminar suas ideologias. Por que não utilizar os mesmos mecanismos – e desenvolver outros – que contribuam para a mobilização da sua base?

Há um vasto conhecimento que pode ser utilizado para realizar essa tarefa. E existem profissionais preparados para isso!

Por isso, não duvide: formação política e comunicação sindical andam juntas. E as entidades que tentam tratá-las separadamente acabam dando um tiro no pé, principalmente porque deixam de aproveitar o potencial que a comunicação oferece.

Quando há um bom planejamento de comunicação, as atividades de formação sindical são mais eficazes.

Uma cartilha informativa, um jornal atraente, redes sociais atualizadas e a produção de vídeos são apenas algumas das ferramentas que um sindicato pode usar para aprofundar a qualificação da diretoria e da base. Veja aqui alguns exemplos.

Além disso, o contato direto com a base e com as novas lideranças reforça a identificação com o sindicato. Boletins eletrônicos com notícias sobre a entidade e orientações relevantes para a categoria são ferramentas que auxiliam o fortalecimento dessa conexão, por exemplo.

Por onde começar?

O seu sindicato se preocupa com a comunicação? O que poderia melhorar na relação entre a diretoria e a base?

Nós sabemos que é difícil responder a essa pergunta. Entendemos que as melhores soluções são aquelas pensadas estrategicamente para o perfil do seu sindicato e da sua base.

Mas nós podemos ajudá-lo nessa empreitada. Se você está com dúvidas sobre qual caminho trilhar, solicite agora o diagnóstico gratuito da comunicação sindical para seu sindicato.

Equipe Abridor de Latas – Comunicação Sindical