Mais Sindicato

4 maneiras simples para estar conectado com seu filiado

6 de abril de 2019
Junte-se a mais de 7.000 lideranças

Entre para nossa lista e receba conteúdos sindicais exclusivos e com prioridade

sindicato conectado com seu filiado

Manter um sindicato que consiga estar sempre conectado com seu filiado não é uma tarefa fácil.

Muitos dirigentes quebram a cabeça pensando em como se aproximar dos filiados ou garantir que mais trabalhadores se associem. Não é raro que alguns comecem a identificar erros até onde não tem!

Se você está nessa situação, nós temos uma boa notícia: não é tão difícil quanto parece! Basta você se abrir a novas estratégias de interação.

Ficou curioso? Nós listamos 4 maneiras simples para conectar o seu sindicato aos filiados. Junto com outras estratégias, essas dicas ajudarão a melhorar o seu relacionamento com os trabalhadores da sua base, aumentar o reconhecimento e o engajamento da categoria,

Não perca tempo e confira algumas dicas para o sindicato ficar conectado com seu filiado:

Crie um boletim informativo online

Para confiar no sindicato, o filiado precisa estar certo de que a entidade está trabalhando por ele. E se o sindicato não priorizar a divulgação das suas ações, ninguém mais vai fazer isso. 

Produzir um boletim informativo on-line é uma ótima saída para esse “ruído de comunicação”.

Se o seu sindicato tiver uma boa base de dados, com os e-mails dos filiados, será possível enviar as principais notícias ou novidades para os trabalhadores com frequência.

Mas é muito importante que o seu sindicato mantenha os dados dos filiados atualizados.

O site da sua entidade também deverá ter campos para coleta de novos e-mails.

 Mas atenção: não adianta enviar notícias que não são produzidas pelo próprio sindicato. Se fizer isso, você não estará ajudando a melhora a imagem da sua própria entidade. Estará apenas reproduzindo informações de outras fontes.

Com os avanços da tecnologia, o trabalhador pode acessar esse conteúdo de qualquer lugar, seja no celular, no tablet ou no computador.

Não esqueça: mostrar o que fez é tão importante quanto fazer.

Invista no poder das redes sociais

A palavra da vez é “agilidade”. Com a internet e, principalmente, com o crescimento das redes sociais, as informações se espalham em questão de minutos. Deixar o seu sindicato de fora dessa dinâmica é pedir para ser esquecido.

Sua entidade deve aproveitar o poder dessas ferramentas e investir nelas. Mas cuidado: as publicações devem ser atraentes e relevantes para surtir efeito entre os filiados.

Ao compartilhar um conteúdo do sindicato em seu perfil pessoal, o associado se transforma em um porta-voz da entidade, já que o material chegará a seus colegas de profissão.

Se você deseja estar conectado com seu filiado, não subestime a potência dessas novas ferramentas!

Lembre-se: é muito mais importante que o trabalhador compartilhe conteúdos do seu sindicato do que aqueles que jogam contra o movimento sindical.

Produza, produza, produza

O sindicato precisa saber se divulgar. Isso deve acontecer com frequência, porque é assim que se cultiva um bom relacionamento.

Precisa mostrar tudo aquilo que faz, que conquista e que oferece

Andamento das negociações: é preciso divulgar cada etapa para que o trabalhador entenda que, quando a negociação emperra, a culpa é dos representantes patronais e não do próprio sindicato.

Conquistas: quando elas acontecem, o sindicato precisa divulgar muito. Deixar claro que é fruto do seu trabalho, e não da vontade patronal.

Pautas nacionais: o sindicato tem que se inserir nas lutas, mobilizar e mostrar que está atento a tudo o que acontece no país e que afeta os trabalhadores.

Benefícios: é preciso mostrar tudo aquilo que o sindicato oferece e como compensa ele se filiar. Mostrar que o investimento que ele faz com sua contribuição financeira irá retornar em benefícios variados (assistência médica e odontológica, vales, auxílios, atendimentos diversos e tudo o mais que a sua entidade oferece).

Pautas variadas: o sindicato pode aproveitar temas importantes para o dia a dia do trabalhador (saúde, direitos trabalhistas, datas comemorativas etc) para mostrar que se preocupa com todos os aspectos da vida da categoria. Dessa forma, o trabalhador passa a sentir que o sindicato está presente na vida dela.

Esses são apenas alguns exemplos.

Mas atenção! Não adianta fazer isso esporadicamente. O mais importante é que isso ocorra com frequência e regularidade.

Atenda às reivindicações

A comunicação é um fluxo. Por isso, sua entidade não pode ignorar o que os filiados têm a dizer. O sindicato que não ouve o trabalhador e negligencia críticas, sugestões e reivindicações sofre consequências drásticas.

Por isso, deve ouvir o que a base tem a dizer e responder prontamente às solicitações. Não interessa se elas chegaram por e-mail, pelas redes sociais ou por telefone.

Se for uma reclamação, explique seu ponto. Se for uma solicitação de informações, atenda o mais rápido possível. Se for o pedido de uma orientação jurídica, certifique-se de que a dúvida chegará até os advogados e, depois, retornará ao trabalhador.

Esse fluxo é essencial para fortalecer a relação entre entidade e filiados.

Como foi dito no começo do texto, ser ágil, prestativo e divulgar o que a entidade faz é muito importante. É com esse trabalho de comunicação que é possível convencer os trabalhadores sobre a relevância do sindicato, suas lutas, desafios e conquistas.

Quando essa argumentação não existe, a categoria acaba achando que o movimento sindical não tem sentido, ou que os dirigentes não trabalham.

Você não quer que eles tenham essa percepção, certo?

Para ficar conectado com seu filiado, é importante sempre reforçar o quanto o sindicato é essencial para o trabalhador

Este artigo que você acabou de ler demos dicas para fazer com que o seu sindicato esteja mais conectado com seu filiado.

Mas toda entidade sindical precisa de uma política permanente de busca por novos filiados.

O problema é que além dos fatores externos, há fatores internos que às vezes acabam atrapalhando esse processo.

Muitos dirigentes se esquecem de que a imagem do sindicato precisa ser construída diariamente.

Se o trabalhador não enxergar o que o sindicato faz, para ele é como se o sindicato não estivesse fazendo nada.

Para ajudá-lo a fortalecer essa relação com a categoria, produzimos um e-Book com 9 Barreiras de comunicação que o sindicato precisa vencer para conquistar mais filiados

Então acesse agora esse material clicando aqui ou na imagem abaixo, e boa leitura!

sindicato conseguir mais filiados abridordelatas an

Equipe Abridor de Latas – Comunicação Sindical

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *