Mais Sindicato

7 estratégias para aumentar a arrecadação do sindicato

24 de março de 2019
Junte-se a mais de 7.000 lideranças

Entre para nossa lista e receba conteúdos sindicais exclusivos e com prioridade

aumentar-arrecadacao-sindicato

Se você é dirigente sindical, certamente já participou de longas reuniões que debateram como aumentar a arrecadação do seu sindicato.

Se antes da Reforma Trabalhista essa tarefa já era difícil, com ela o desafio é ainda maior.

Com a estrutura prejudicada e com novas responsabilidades, muitos sindicatos estão passando por uma série de dificuldades.

Os números oficiais do Ministério do Trabalho (MTb) ilustram o tamanho do problema: a arrecadação dos sindicatos despencou 88% nos primeiros quatro meses de 2018.

É hora de se desesperar?

Assim como você, nós sabemos a intenção principal da Reforma era enfraquecer o movimento sindical para facilitar o jogo dos patrões.

Então não é ora de ficar parado se lamentando, é hora de agir para aumentar a arrecadação!

O problema é que por causa dos impactos da Reforma Trabalhistas, muitos sindicatos estão cortando investimentos justamente na área que eles mais necessitam neste momento: a comunicação.

Este é um ERRO enorme, porque daqui em diante os sindicatos irão precisar cada vez da contribuição da própria categoria.

Esse apoio só virá se os trabalhadores conseguirem enxergar a importância do sindicato e o trabalho que sua diretoria tem feito.

O que fazer?

Nesse cenário, os dirigentes têm se desdobrado tentando encontrar soluções para fortalecer a luta sindical e manter a estrutura das entidades.

Você sabe muito bem que a luta sindical não pode esperar.

Os sindicatos são como escudos para os trabalhadores.

Quanto mais fragilizadas ficam as entidades, mais poder têm os patrões.

E a consequência disso todos nós conhecemos: muitos direitos trabalhistas podem ser extintos na base da canetada!

Se você quer pôr um fim nesse problema e aumentar a arrecadação do seu sindicato, preste atenção nessas 7 estratégias que nós listamos para você.

São passos simples, mas que precisam ser colocados em prática com dedicação e profissionalismo. Temos certeza que, depois de conferir, você vai ver que a reestruturação do movimento sindical não é um bicho de sete cabeças.

Mostre o que o sindicato faz pela categoria

Nos últimos anos, grande parte dos trabalhadores perdeu a identificação com os sindicatos. Isso aconteceu por dois motivos principais: as grandes campanhas de difamação protagonizadas pelas elites e a fraca conexão entre entidades e trabalhadores.

Não é nenhuma novidade que as elites atacam os sindicatos. O problema é quando a própria entidade despreza a importância de fortalecer o vínculo com os trabalhadores.

Por isso, seja referência para o trabalhador.

Mostre à categoria o que o sindicato faz por ela: divulgue notícias sobre as lutas, as campanhas e as negociações. Utilize diversos canais de comunicação para deixar claro que a entidade se preocupa com as condições de trabalho, os direitos e a dignidade dos trabalhadores.

Somente assim o trabalhador verá sentido em financiar as ações do sindicato.

Conquiste mais filiados

A busca por filiados deve ser incansável em seu sindicato.

Cada vez mais você precisará aumentar a arrecadação associando mais trabalhadores à entidade.

Uma estratégia simples para alcançar esse objetivo é ter um banco de dados completo e organizado com informações da categoria. Essa ferramenta é importante para conhecer o perfil dos trabalhadores, assim você irá fortalecer o diálogo com a base e convencê-la de que o apoio às lutas do sindicato é fundamental.

Esses dados podem ser utilizados em momentos decisivos para a luta sindical, para a veiculação de campanhas específicas ou em datas comemorativas, por exemplo.

Fidelize os associados

A melhor maneira de fidelizar o filiado e evitar as baixas é fazer com que ele se sinta valorizado e satisfeito! Seja qual for o motivo da filiação, o trabalhador sempre espera algo em troca.

Por isso, invista em conteúdos de comunicação, campanhas, orientações e benefícios exclusivos para os filiados. Esses passos simples vão ajudá-lo a manter uma grande lista de associados.

Ofereça informação e orientações aos trabalhadores

O sindicato precisa se mostrar preocupado com os problemas que os trabalhadores enfrentam no dia a dia. Divulgar as reuniões da diretoria é uma tarefa importante, mas não basta! É necessário criar outras formas de identificação com a categoria.

Ofereça informações de qualidade sobre os direitos trabalhistas, as obrigações dos patrões e outros assuntos. Ao ver o sindicato como aliado e defensor, a categoria tende a contribuir muito mais com a entidade.

Amplie os convênios

Os trabalhadores se filiam ao sindicato por vários motivos. Os convênios são um deles.

Por isso, amplie o número e a modalidade de benefícios oferecidos aos associados. Tenha em mente que a categoria é composta por trabalhadores de vários perfis. Quanto maior a diversidade dos serviços, mais pessoas o sindicato irá atingir.

Ah, e não se esqueça: faça um bom trabalho de divulgação dessas vantagens! Não adianta nada oferecê-las à categoria se ela não souber da existência dos benefícios.

Esteja presente nas redes sociais

Vivemos em um mundo conectado e dominado pelas redes sociais. Nesse cenário, a agilidade se tornou a palavra da vez. As organizações que ignoram o potencial dessas ferramentas praticamente deixam de existir.

Não deixe de investir em redes sociais dinâmicas e atraentes! Elas são fundamentais para aproximar o sindicato dos trabalhadores.

Mas muito cuidado: as redes não podem servir apenas para o sindicato replicar conteúdos de outras fontes. Cada entidade precisa desenvolver seu próprio material, e com muita qualidade!

Profissionalize a comunicação

A maioria dos sindicatos ainda vê a comunicação como um gasto, e não um investimento. Acontece que, diante da situação delicada pela qual passa o movimento sindical, esse pensamento precisa mudar.

A identificação do trabalhador com o sindicato depende de uma comunicação profissionalizada, atenta às técnicas de planejamento, produção e distribuição dos conteúdos, que entenda a fundo o perfil e as necessidades da categoria.

Se o sindicato não estiver presente no cotidiano dos trabalhadores, as chances deles financiarem a entidade serão praticamente nulas!

Como conquistar mais filiados para aumentar a arrecadação?

Se depois de ler essas estratégias você notou que algumas precisam mudar no seu sindicato, é hora de avançarmos.

Nós estamos aqui para ajudá-lo a pensar em como colocar essas estratégias em prática.

Seu primeiro (e mais importante) passo será buscar novos filiados.

Como já dissemos neste artigo, há várias formas de fazer isso.

Mas nós sabemos que às vezes surgem problemas que dificultam essa tarefa.

Por isso, produzimos um ebook, com dicas importantes para superar 9 barreiras de comunicação que o sindicato precisa vencer para conseguir mais filiados.

Você pode acessar a publicação neste link aqui ou clicar no banner abaixo.

barreiras comunicação aumentar arrecadação sindicato

Boa leitura!

Equipe Abridor de Latas – Comunicação Sindical

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *