Mais Sindicato

8 dicas práticas para fidelizar os trabalhadores filiados ao seu sindicato

31 de março de 2019
Junte-se a mais de 7.000 lideranças

Entre para nossa lista e receba conteúdos sindicais exclusivos e com prioridade

fidelizar os trabalhadores filiados sindicato

Conquistar novos associados é bom, mas fidelizar os trabalhadores é melhor ainda!

Na atual crise financeira que os sindicatos enfrentam, ambas as tarefas têm a mesma importância. O problema é que muitas entidades param no primeiro passo: até conseguem filiar trabalhadores, mas reproduzem algumas falhas que os levam a pedir a desfiliação.

O dirigente não pode se esquecer que, ao se filiarem, os trabalhadores esperam algo em troca. Existem aqueles que contribuem para fortalecer as ações do sindicato e aqueles que se filiam para usufruir dos benefícios e da infraestrutura da entidade.

Assim como há os que participam mais e os que participam menos.

Enfim, são vários os perfis de filiados e, consequentemente, são diversas as estratégias para mantê-los próximos do sindicato.

Se você é dirigente sindical e quer fidelizar os seus filiados, confira as oito dicas que nós separamos para você.

Estes passos vão ajudá-lo a aprofundar o vínculo com os trabalhadores e a fortalecer ainda mais a sua entidade. Confira:

Conheça o perfil dos filiados

É quase impossível uma gestão agradar a 100% de uma categoria. Isso é natural, já que todas as pessoas veem a realidade de uma forma particular. Então conheça bem o perfil dos filiados para ter certeza de que as suas mensagens estejam compatíveis com eles.

Essa segmentação pode ser por local de trabalho, por faixa etária, por gênero ou pelo cargo que ocupa dentro da categoria.

Ah, não se esqueça de alinhar o conteúdo dos seus materiais de comunicação a esse público-alvo. Essa estratégia é fundamental para a fidelização dos filiados.

Promova eventos presenciais

Além de estar conectado aos filiados por meio da comunicação, também é fundamental promover espaços presenciais de diálogo e de convivência.

Eles são importantes para o trabalhador se aproximar dos diretores e fortalecer o senso de coletividade com outros integrantes da categoria.

Por isso, priorize encontros com os filiados em várias ocasiões, de debates sobre temas relevantes a confraternizações.

Atendimento de qualidade

Prestar um atendimento ágil e de qualidade aos filiados precisa ser prioridade no seu sindicato. Quando o trabalhador é bem atendido, ele se sente acolhido e vê mais sentido em continuar fortalecendo a entidade.

Cada vez os mais sindicatos precisarão cuidar do relacionamento com os trabalhadores.

Veja o exemplo dos SAC (sigla de Sistema de Atendimento ao Consumidor) das grandes empresas, responsáveis pelo recebimento de reclamações ou dúvidas. Via de regra há um esforço muito grande de quem está do outro lado da linha (ou do chat, se for no site ou redes sociais) para agradar o interlocutor.

O sindicato precisa aplicar esse mesmo conceito. Os funcionários precisam ser cordiais e se mostrar dispostos a ajudar o filiado, para que ele saiba que pode contar com o sindicato sempre que precisar.

Nesse ponto, é necessário aprimorar canais de diálogo mais instantâneos, principalmente nas redes sociais.

Demorar muito para responder ou deixar o trabalhador sem resposta fará com que ele se sinta menosprezado.

Investir em comunicação

Um dos passos mais fundamentais para fidelizar os filiados é parar de tratar a comunicação como um gasto desnecessário. Em um mundo conectado e ágil, quem não aparece simplesmente cai no esquecimento. Então tenha em mente que a comunicação é um investimento fundamental para atrair novos filiados.

O trabalhador precisa ver sentido em se filiar. Por isso, é necessário informá-lo sobre as ações do sindicato, orientá-lo sobre os seus direitos e divulgar os benefícios que ele pode acessar. Muitos trabalhadores têm a sensação de que são lembrados apenas nas eleições. Isso não pode acontecer!

Ao manter um contato constante com o filiado, você o fará se sentir especial.

Isso ajudará a fidelizar os trabalhadores.

A conexão entre trabalhador e entidade será muito maior!

Conteúdos e campanhas exclusivas

Ao se filiar, o trabalhador espera ser tratado de forma diferente pela diretoria. Afinal, ele confiou na ação política dos diretores e contribuiu voluntariamente para a entidade.

Uma das maneiras de retribuir essa confiança é promover conteúdos e campanhas exclusivas para essa parcela da categoria.

Saiba que até uma simples mensagem parabenizando os trabalhadores em uma data comemorativa tem muita relevância na relação entre o sindicato e seus filiados.

Ouça as críticas e sugestões

É fundamental levar em consideração o feedback dos filiados. Dirigentes que se fecham à avaliação da categoria criam um abismo entre as ações do sindicato e os trabalhadores.

Para evitar esse problema, algumas dicas são: monitorar a satisfação com a entidade nas redes sociais e promover pesquisas de satisfação com os filiados.

Essas informações vão ajudá-lo a reavaliar a postura da diretoria e a aprofundar a conexão com os trabalhadores.

Invista em convênios e benefícios

Diversificar as opções de convênios e benefícios é uma boa estratégia para fidelizar os filiados. Essas vantagens são levadas em consideração pelos trabalhadores na hora de decidir pela filiação.

É claro que isso vai variar de categoria para categoria e do perfil de atuação de cada diretoria. Algumas não sentirão necessidade, outras acharão muito positivo.

Resgate desfiliados

Quando um trabalhador se desfilia, pode ser sinal de que algo deu errado na relação entre ele e a entidade. Nesse momento, a tarefa do sindicato é reavaliar o que pode ser melhorado, com o objetivo de recuperar essa parceria.

Trabalhe para reconquistar a confiança do ex-filiado.

Entre em contato com ele para atualizá-lo sobre as ações do sindicato, oferecer novos benefícios e convidá-lo para as atividades da entidade.

Esse pode ser o passo que falta para você retomar essa relação.

Duas coisas que precisam caminhar juntas: e conquistar novos associados e fidelizar os trabalhadores 

Neste artigo que você acabou de ler demos dicas para fidelizar os trabalhadores já sindicalizados. Mas toda entidade sindical precisa de uma política permanente de busca por novos filiados.

O problema é que há fatores internos que às vezes acabam atrapalhando esse processo.

Muitos dirigentes se esquecem de que a imagem do sindicato precisa ser construída diariamente.

Se o trabalhador não enxergar o que o sindicato faz, para ele é como se o sindicato fosse invisível.

Para ajudá-lo a fortalecer essa relação com a categoria, produzimos um e-Book com 9 Barreiras de comunicação que o sindicato precisa vencer para conquistar mais filiados.

Então acesse agora esse material e boa leitura!

barreiras comunicação aumentar arrecadação sindicato

Equipe Abridor de Latas – Comunicação Sindical

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *