
Todo dirigente sindical deve ter como meta ser respeitado pela base.
Esse reconhecimento só é conquistado diante de uma atuação séria e muito trabalho.
Mas um dirigente não pode ficar parado, nem achar que seu histórico de lutas será suficiente para garantir eternamente o apoio da categoria. É preciso estar se autoavaliando constantemente.
Características de um dirigente sindical
Por isso, comprometimento e preparo são requisitos fundamentais para qualquer liderança.
Há atributos que farão você ser respeitado por aqueles que você representa.
Veja aqui algumas dessas características 👇
1. Resolva problemas e evite a procrastinação
Os líderes sindicais enfrentam problemas de frente e sabem como descobrir o cerne do assunto em questão. Eles não procrastinam e, assim, tornam-se incrivelmente hábeis na resolução de problemas.
2. Genuinamente gostam das responsabilidades
Os líderes sindicais amam serem líderes – não por causa do poder, mas pelo impacto significado e o propósito que eles podem criar nos outros.
3. Priorizar a transparência das relações
Um dirigente sindical deve ter cuidado ao falar, mas não pode dizer apenas o que as pessoas querem ouvir. Quando suas ações são pautadas na tentativa de agradar a todos, o resultado pode até ser confortável em curto prazo, mas, na verdade, o problema está sendo apenas adiado.
Seja transparente e fale o que precisa ser dito, mesmo que seja uma crítica. Caso contrário, o trabalhador pode descobrir que você mentiu e acabar perdendo a confiança. 😐
4. Ser flexível e humano
Um dirigente sindical precisa ser maleável, a fim de encontrar soluções para os problemas que aparecem no dia a dia e você precisa fazer isso com empatia.
👂 Saber ouvir os trabalhadores, entender as demandas e estudar as possibilidades para lutar pelas reivindicações fazem muita diferença na maneira como você vai se relacionar com a sua categoria.
Por isso, a comunicação é fundamental para compreender o que é necessário para conquistar a confiança de sua base.
O objetivo, nesse caso, é permitir que os trabalhadores se sintam à vontade para exporem suas ideias e problemas. Assim, todos estarão engajados para lutarem por melhores condições de trabalho.
5. Nunca pare de aprender
O mundo está em constante mudança e existe sempre algo novo que pode ser aprendido para melhorar nossa vida e o sindicato. Um bom dirigente sindical reconhece a importância de se manter atualizado e está sempre buscando formas de se aperfeiçoar.
Nunca deixe de investir em você, estudando assuntos relacionados à política e à comunicação, por exemplo. Além disso, inspire outros dirigentes a fazerem o mesmo. Recomende cursos interessantes e mostre como o estudo é importante para a construção de uma base sólida no sindicato.
É muito importante que os outros vejam que você está procurando sempre se aperfeiçoar, buscando inovações e novas formas de atuação. 👨🏫
6. Invista em uma comunicação eficiente
Um bom dirigente sindical conhece a importância de se comunicar bem, de forma clara e objetiva, para ser compreendido por sua base.
Entretanto a comunicação é uma via de mão dupla. O dirigente sindical também deve saber escutar.
Seja acessível e esteja preparado para ouvir o que os trabalhadores têm a dizer pelas redes sociais.
Estabelecer um canal aberto para o diálogo ajuda a construir um ambiente mais saudável, de entendimento e confiança.
Além disso, renovar as estratégias de comunicação do seu sindicato fará com que os trabalhadores reconheçam sua disposição para inovar. 🙌