Mais Sindicato

Material para a campanha eleitoral do sindicato: o que não pode faltar em sua estratégia

18 de julho de 2019
Junte-se a mais de 7.000 lideranças

Entre para nossa lista e receba conteúdos sindicais exclusivos e com prioridade

Estratégias Eleições Sindicatos

Um dos períodos mais marcantes para quem está envolvido na vida sindical é a campanha eleitoral do sindicato. São semanas ou meses de intensa movimentação, com embates e discussões de propostas em busca da confiança dos trabalhadores.

Durante a campanha, as chapas que concorrem à diretoria intensificam o trabalho: tem o processo de escolha dos integrantes, a formulação de propostas e críticas, as visitas aos locais de trabalho… São tantas tarefas que, às vezes, a comunicação não recebe a atenção merecida.

Cuidado: esse deslize pode custar caro para a campanha eleitoral do sindicato!

Em qualquer campanha eleitoral do sindicato, os materiais e as estratégias de comunicação têm papel central.

Talvez tão importante quanto as propostas e a linha política.

Do que adianta ter boas propostas se elas não atingem a base de uma forma positiva?

Ou pior, às vezes a categoria nem chega a conhecê-las!

Aí você pode estar pensando: “ok, vou criar uma página no Facebook e meus problemas estarão resolvidos”.

Olha, nós precisamos alertá-lo que isso não é o bastante!

Pense da seguinte maneira: uma página no Facebook ou um site são como vitrines, que podem estar bem ou mal organizadas.

Elas podem exibir os pontos fortes da sua chapa ou, por outro lado, expor as fragilidades dela.

Tudo vai depender da qualidade do que você oferecer.

Isso serve para todos os materiais da chapa.

Conseguiu entender a diferença entre uma comunicação “mais do mesmo” e uma comunicação estratégica?

Bom, esperamos que, até aqui, você tenha compreendido que deixar a comunicação de lado pode ser um tiro no pé da sua chapa.

Ainda mais em um mundo conectado, que preza pela agilidade das informações, que permite a disseminação de boatos e mentiras…

Para ajudá-lo a pensar nos elementos que precisam estar na comunicação da sua chapa, nós listamos materiais e estratégias indispensáveis em períodos eleitorais nos sindicatos. São dicas importantes para quem quer sair da zona de conforto e inovar na busca do apoio dos trabalhadores.

Nome e identidade visual da chapa

O nome e a identidade visual precisam condensar de forma simples e atraente a essência da sua chapa.

Esses são os primeiros elementos que chegam à categoria e, por isso, devem ser pensados nos mínimos detalhes.

🙌 Se a escolha for feita com profissionalismo, as chances de criar identificação e credibilidade com os trabalhadores crescem consideravelmente.

Adesivos e camisetas

Com o nome e a identidade visual em mãos, passamos para a produção dos adesivos e das camisetas da sua chapa.

Eles são fundamentais para criar o senso de coletividade entre os trabalhadores que apoiam você na eleição.

Quanto mais gente andando com a camiseta da sua chapa, maior será a visibilidade da sua campanha.

Isso rende mais votos e apoios.

Assim como você, nós sabemos que eles não são elementos novos em campanhas.

📌 Mas aí vai uma dica: um adesivo e uma camiseta esteticamente confusos rendem mais frutos negativos do que positivos!

Folder

Desenvolva um folder que reúna as principais propostas da sua chapa e carregue-o por onde for.

Nele, as proposições do seu grupo político precisam estar claras, com linguagem compatível com a categoria e layout moderno e atraente.
Aliás, esses últimos pontos geralmente são ignorados pelas chapas.

O conteúdo político de um material pode até ser bom, mas se não tiver elementos que chamem a atenção do trabalhador, certamente ele vai parar no cesto de lixo mais próximo.

É uma questão direta: se o trabalhador não se interessar pela sua chapa, dificilmente votará em você. 🤷‍

Site

A chapa que despreza a atuação virtual deixa de lado todo o potencial das tecnologias da informação e comunicação para a luta política.

Não cometa esse erro!

Crie um site para a sua chapa e reúna nele todas as informações necessárias para conquistar o apoio dos trabalhadores.

📌 Ah, é importante: não basta criá-lo e deixá-lo às moscas! A produção de conteúdo deve ser constante e estratégica.

Redes sociais

Com o boom dos smartphones e dos aplicativos, as redes sociais se tornaram centrais no cotidiano.

Para muitas pessoas, acessar o Facebook é sinônimo de entrar na internet. Então não deixe de ocupar esses espaços virtuais!
Produza materiais que instiguem os trabalhadores a compartilhar os conteúdos da sua chapa.

Não deixe de interagir com eles por meio das redes sociais e responda-os com agilidade.

Esse contato fortalece muito a imagem da sua chapa diante da categoria. 👏

Audiovisual

Um diferencial durante as corridas eleitorais é o conteúdo audiovisual nas redes sociais. E não estamos falando de um vídeo amador postado. Trata-se de um conteúdo mais refinado, produzido com base em técnicas específicas!

Estética, sonoplastia, qualidade do vídeo, tempo de duração, conteúdo político, animações, todos os aspectos de um material audiovisual devem ser formulados profissionalmente e, assim, potencializar a campanha da sua chapa.

📌 Esses elementos todos podem ser um diferencial caso a sua chapa opte por sair da zona de conforto e preze por uma comunicação efetiva com os trabalhadores.

“Sim! Entrei nessa disputa para ganhar!”

Geralmente, todo o processo que envolve a campanha eleitoral do sindicato é muito dura. A disputa é voto a voto.

O resultado nunca está garantido.

Mas há estratégias que podem ser desenvolvidas para ajudar durante esses processos.

Portanto, não perca tempo e acesse este e-book com 16 passos para ganhar a eleição do sindicato.

Afinal, você entrou nessa disputa para vencer, não é mesmo?

Clique na aqui ou na imagem abaixo e faça o download grátis.

ganhar a eleição do seu sindicato

Fonte: Abridor de Latas – Comunicação Sindical

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *