A agência de comunicação sindical Abridor de Latas lançou a campanha “O mundo tá chato? Chato é o seu ego frágil” para reforçar a luta contra a desigualdade, a opressão, o preconceito e os diversos tipos de violência que afetam as mulheres.
As publicações abordam os assédios, os estigmas e as violências que as mulheres são obrigadas a enfrentar em uma sociedade ainda marcada profundamente pelo machismo.
O objetivo é desconstruir pensamentos clichês e conscientizar a sociedade sobre a importância da luta pela igualdade de gênero.
Em tom provocativo, a campanha reforça algumas das principais reivindicações do feminismo.
O direito a andar em espaço público sem ser assediada, o respeito e a garantia de autonomia sobre suas próprias vidas fazem parte dos temas abordados.
As publicações questionam o senso comum e as violências de gênero naturalizadas, além de estimularem a valorização das mulheres.
“Não é elogio se me sinto violada” e “Caminhar por um espaço público não torna o meu corpo público” estão entre as mensagens da campanha.
No dia 8 de março, a maioria das homenagens que as mulheres recebem ressalta valores considerados femininos, como a fragilidade, a delicadeza e a resiliência.
Antenada com as pautas do feminismo, a campanha da Abridor de Latas rompe com esse olhar estigmatizante.
A abordagem é realista e problematiza as situações cotidianas de constrangimento e violência que as mulheres enfrentam.
Tematizar o Dia da Mulher dessa maneira é importante em vários aspectos.
A sociedade vive uma efervescência de debates sobre o feminismo, o que resulta em polarização, mas também em conscientização.
O assunto extrapolou as reuniões de coletivos de mulheres e invadiu a política institucional e muitas esferas midiáticas.
O feminismo está na televisão aberta, nas revistas semanais e em centenas de canais do YouTube com grande alcance.
Por estar na pauta do dia, o tema rende discussões densas e que, mesmo acaloradas, são importantes para o processo de mudanças sociais e culturais.
Além disso, o cenário político está conturbado para as mulheres.
O segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto para presidente da República já foi condenado pelo STJ por apologia ao estupro.
Estimular o empoderamento, contribuir para a autoestima e reforçar a luta das mulheres é uma tarefa central para os setores sociais comprometidos com a Justiça e com a construção de um mundo melhor.
Campanha
As peças da campanha foram publicadas na página da Abridor de Latas no Facebook (www.facebook.com/abridor.latas)
A agência de comunicação sindical Abridor de Latas
Atuando há 15 anos desenvolvendo a comunicação de sindicatos e de outras entidades representativas dos trabalhadores de todo o Brasil.
A agência contribui para a construção de entidades mais fortes, mais representativas e mais conectadas com suas categorias.
Essa atuação, no entanto, não impede que a agência dê atenção especial ao debate sobre as opressões e os preconceitos típicos de uma sociedade desigual em direitos e oportunidades.
Por isso, o público-alvo das publicações não se restringe a trabalhadores, dirigentes sindicais e presidentes de entidades.
A campanha do Dia da Mulher faz parte de um objetivo maior da Abridor: lutar pela construção de uma sociedade mais justa, fraterna e humana.
Comunicação como estratégia
Muito se fala na renovação do movimento sindical nesse momento de retirada de direitos e profundas mudanças no mundo do trabalho, mas poucas entidades se dispõem a rever suas políticas de comunicação.
No nosso dia a dia, vemos que quando o movimento sindical investe em comunicação moderna, que entenda as novas técnicas e plataformas da comunicação, o resultado pode ser decisivo para a luta dos trabalhadores.
Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua entidade sindical a dar um passo adiante, aumentando ainda mais sua representatividade e o contato com os trabalhadores da sua base?
Então fale conosco e veja como a Abridor de Latas pode ajudar a sua entidade a se tornar cada vez mais forte.