![sintracom_legislacao-39_01](https://abridordelatas.com.br/wp-content/uploads/2017/08/arte-sintracom-legislacao-39-cultura-constroi-sociedade-mais-justa.jpg)
Imagine uma sociedade em que todas as pessoas têm livre acesso à informação, ao cinema, ao teatro, à biblioteca e ao museu. Em que as diferenças de cor, língua, raça e etnia são respeitadas e valorizadas. Parece um mundo ideal, não é mesmo?
Mas, por incrível que pareça, esses são direitos de todo cidadão, ainda que estejam longe de se tornar uma realidade no nosso país.
Por meio do estímulo à proteção e à diversidade cultural, uma sociedade torna-se mais justa. Ou seja, com menor desigualdade social, preconceitos, intolerância e desrespeito aos diferentes modos de vida.
“Os governantes devem promover políticas públicas de incentivo à cultura. Seja por meio do teatro, da dança, do circo, dos livros, do grafite, da pintura ou dos filmes, todas as produções culturais ajudam na construção da cidadania, na valorização e no respeito aos direitos humanos”, explica o presidente do Sintracom Londrina, Denilson Pestana da Costa.
“Quando conhecemos e respeitamos os diferentes modos de vida dentro de uma sociedade, passamos a ter uma cultura de acesso aos serviços públicos para todos, de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e de igualdade econômica”, completa o presidente.
É justamente por isso que várias pessoas e entidades lutam em defesa do acesso universal da população às produções culturais, uma vez que essa valorização ajudará a sociedade a quebrar preconceitos e a se tornar mais justa para todos.
Fonte: Sintracom Londrina
Produção: Abridor de Latas – Comunicação Sindical
![Como as campanhas sindicais podem mudar o rumo do Brasil](https://abridordelatas.com.br/wp-content/uploads/2023/01/Como-as-campanhas-sindicais-podem-mudar-o-rumo-do-Brasil_HOME_SITE-537x313.jpg)
Como as campanhas sindicais podem mudar o rumo do Brasil
![Por que a esquerda tem menos “cultura de engajamento” do que a extrema-direita?](https://abridordelatas.com.br/wp-content/uploads/2023/01/engajamentoesquerda.jpg)
Por que a esquerda tem menos “cultura de engajamento” do que a extrema-direita?
![Medo e paranoia: a tática de comunicação de Bolsonaro desvendada](https://abridordelatas.com.br/wp-content/uploads/2023/01/bolsonarismo_medoeparanoia.jpg_390x222.jpg)
Medo e paranoia: a tática de comunicação de Bolsonaro desvendada
![[eBook] Direitos trabalhistas têm história, não caíram do céu!](https://abridordelatas.com.br/wp-content/uploads/2020/09/direitos-trabalhistas_2.jpg)
[eBook] Direitos trabalhistas têm história, não caíram do céu!
Oi,
o que você achou deste conteúdo? Conte para a gente nos comentários.
Legal
Éu achei muito bom porque aqui dá para nós aprendemos a respeitar uns aos outros