“Mulher tem pé pequeno para ficar mais perto da pia”
O machismo está tão presente e enraizado em nossa sociedade que quase todos os dias as mulheres são expostas a ideias e pensamentos extremamente agressivos e ofensivos.
Assim como as piadas racistas e homofóbicas, essas frases são encaradas por muitos como brincadeiras ou como algo banal, porém são exemplos de como o gênero feminino é subjugado em nosso país.
A frase “mulher tem pé pequeno para ficar mais perto da pia” é apenas um dos vários ditados populares machistas que parecem estar impregnados na fala da população. Ao reproduzir esse tipo de frase, estamos afirmando que as mulheres existem para o trabalho doméstico e que sua anatomia confirma isso.
Há pouco tempo, homens e mulheres realizavam tarefas muito distintas e opostas, com características que carregavam em si especificações de gênero muito fortes. Porém essa não é mais a nossa realidade. Hoje, as mulheres ocupam cargos e realizam funções que sempre foram exclusivas dos homens.
Mesmo com essa mudança, muitas pessoas insistem em viver no passado e continuam reproduzindo frases de cunho machista, seja em forma de brincadeira ou porque realmente pensam dessa maneira – o que é ainda mais preocupante.
É preciso evoluir e deixar de lado falas e pensamentos ultrapassados. Para alcançarmos a igualdade de gênero, cada atitude conta. Além de reforçar o respeito às mulheres, deixar de lado frases e piadas machistas encerra um ciclo e impede que as próximas gerações cresçam com o machismo naturalizado na fala popular.
Abridor de Latas – Comunicação Sindical
Como as campanhas sindicais podem mudar o rumo do Brasil
Por que a esquerda tem menos “cultura de engajamento” do que a extrema-direita?
Medo e paranoia: a tática de comunicação de Bolsonaro desvendada
[eBook] Direitos trabalhistas têm história, não caíram do céu!
Oi,
o que você achou deste conteúdo? Conte para a gente nos comentários.