Mais Transformação

Frases que ainda ouvimos por aí #11 – “Mulher tem pé pequeno para ficar mais perto da pia”

21 de julho de 2017
Junte-se a mais de 7.000 lideranças

Entre para nossa lista e receba conteúdos sindicais exclusivos e com prioridade

11-frases-que-ainda-ouvimos-por-ai

“Mulher tem pé pequeno para ficar mais perto da pia”

O machismo está tão presente e enraizado em nossa sociedade que quase todos os dias as mulheres são expostas a ideias e pensamentos extremamente agressivos e ofensivos.

Assim como as piadas racistas e homofóbicas, essas frases são encaradas por muitos como brincadeiras ou como algo banal, porém são exemplos de como o gênero feminino é subjugado em nosso país.

A frase “mulher tem pé pequeno para ficar mais perto da pia” é apenas um dos vários ditados populares machistas que parecem estar impregnados na fala da população. Ao reproduzir esse tipo de frase, estamos afirmando que as mulheres existem para o trabalho doméstico e que sua anatomia confirma isso.

Há pouco tempo, homens e mulheres realizavam tarefas muito distintas e opostas, com características que carregavam em si especificações de gênero muito fortes. Porém essa não é mais a nossa realidade. Hoje, as mulheres ocupam cargos e realizam funções que sempre foram exclusivas dos homens.

Mesmo com essa mudança, muitas pessoas insistem em viver no passado e continuam reproduzindo frases de cunho machista, seja em forma de brincadeira ou porque realmente pensam dessa maneira – o que é ainda mais preocupante.

É preciso evoluir e deixar de lado falas e pensamentos ultrapassados. Para alcançarmos a igualdade de gênero, cada atitude conta. Além de reforçar o respeito às mulheres, deixar de lado frases e piadas machistas encerra um ciclo e impede que as próximas gerações cresçam com o machismo naturalizado na fala popular.

Abridor de Latas – Comunicação Sindical

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *