Mais Transformação

Frases que ainda ouvimos por aí #13– “Fazendo gordice”

15 de setembro de 2017
Junte-se a mais de 7.000 lideranças

Entre para nossa lista e receba conteúdos sindicais exclusivos e com prioridade

13-frases-que-ainda-ouvimos-por-ai

“Fazendo gordice”

Vivemos em uma sociedade na qual os estereótipos de beleza estão fortemente presentes e são reforçados a todo momento. Os ideais de beleza, praticamente inalcançáveis para a maioria das pessoas, estão presentes em materiais que consumimos todos os dias, como revistas e programas de televisão.

Esse tipo de situação colabora para a disseminação do preconceito contra pessoas acima do peso e obesas. A gordofobia, assim como outras formas de discriminação, pressupõe que todas as pessoas que possuem uma certa característica se comportam de uma forma negativa. Nesse caso específico, é assumir que quem está acima do peso é sedentário, preguiço e desleixado.

Ao reproduzirmos a frase “fazendo gordice” quando saímos da dieta ou comemos demais, estamos dizendo que apenas pessoas gordas cometem esse tipo de “deslize”.

“Dar uma de gorda” ou “fazer gordice” nada mais é que o ato cotidiano de comer. Todo mundo come, e isso não é exclusividade de quem está acima do peso. Portanto, precisamos parar de fazer julgamentos diferentes se alguém come salada ou chocolate. Afinal, é tudo comida e cada um escolhe o que ingere diariamente.

Deixe de lado o preconceito, esqueça os estereótipos de beleza. Ninguém precisa ser gordo ou magro para comer, ser feliz ou ser aceito. Porém, uma coisa é certa: independentemente do número do seu manequim, o que se espera é educação e respeito.

Abridor de Latas – Comunicação Sindical

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *