Mais Transformação

Frases que ainda ouvimos por aí #16 – “Ela é uma negra bonita”

23 de fevereiro de 2018
Junte-se a mais de 7.000 lideranças

Entre para nossa lista e receba conteúdos sindicais exclusivos e com prioridade

ARTE 2 - POST SITE 16

“Ela é uma negra bonita”

Você já ouviu alguém falar que determinada mulher é “uma branca bonita”? Provavelmente não, porque geralmente as pessoas vão dizer apenas que ela é bonita. Então, por que falar que “ela é uma negra bonita”?

Muitas pessoas irão argumentar dizendo que beleza é questão de gosto pessoal. Porém, gostos são construções. O padrão de beleza nos ensina o que é belo e agradável. As mulheres brancas, de cabelos lisos, magras e altas são sempre representadas como modelos de beleza. Quantas mulheres brasileiras se encaixam nesse padrão?

Racismo

O racismo que atinge as mulheres negras é muito mais cruel do que o que atinge os homens negros, pois elas sofrem também a carga do machismo. As mulheres negras possuem duas imagens estereotipadas: a “mulata” associada ao sexo e a doméstica associada ao trabalho braçal. Isso reflete diretamente na vida afetiva dessas mulheres.

Dados do último Censo – realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) –apontam que 52,2% das mulheres negras não possuem relacionamentos estáveis. Aqui entra a questão da preferência pessoal, citada anteriormente. Seria muita coincidência o fato de que 60% dos homens negros escolhem mulheres brancas para se casar.

Incluir a mulher negra na mídia, nas revistas de moda, nas propagandas de beleza e em ambientes que historicamente sempre foram dominados pelas mulheres brancas contribui para a desconstrução do racismo e do padrão de beleza dominante.

É fundamental desassociar a mulher negra de estereótipos e enxergá-la como uma mulher completa e capaz de alcançar o seu destino, assim como qualquer outra.

Abridor de Latas – Comunicação Sindical

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *