
“Mas você tem um rosto tão bonito”
Os padrões de beleza afetam a vida das mulheres desde a infância. Todas as características que não se encaixam nos moldes ditados pela moda, por revistas, por filmes e novelas são consideradas feias ou inadequadas. Isso se aplica desde o tamanho do nariz, o tipo de cabelo, a cor da pele, até o peso da mulher.
Mulheres gordas (sim, gordas, não “cheinhas” ou “fofinhas”, porque gorda não é um xingamento, mas uma característica) sofrem inúmeros preconceitos relacionados à aparência. A beleza das mulheres gordas é praticamente invisibilizada em quase todos os aspectos da vida social, exceto alguns avanços que vêm acontecendo na mídia pelas grandes marcas ao tentar conquistar o consumo desse público.
Ao dizer “mas você tem um rosto tão bonito” a uma pessoa gorda, enfatiza-se que o corpo que não é magro não se encaixa na sociedade, mesmo que “de rosto” essa pessoa seja bonita.
As tentativas de salvar as mulheres gordas são inúmeras. Usando a justificativa de que estão preocupados com a saúde, com a qualidade de vida ou com a vida afetiva delas, indivíduos preconceituosos – que também podem ser chamados de gordofóbicos – atingem a saúde psicológica dessas mulheres, o que pode acarretar o desenvolvimento de doenças como a bulimia ou a anorexia, que são transtornos de imagem em relação ao corpo, fora a baixa autoestima.
A aceitação na sociedade é resultado de um processo de construção bastante complexo, que envolve inúmeros fatores, mas começar prestando atenção ao que dizemos é fundamental.
Por que esses preconceitos ainda existem na sociedade?
Isso acontece porque há diferentes visões sobre o mundo. Algumas mais carregadas de preconceito do que outras.
Abridor de Latas – Comunicação Sindical
![[eBook] Direitos trabalhistas têm história, não caíram do céu!](https://abridordelatas.com.br/wp-content/uploads/2020/09/direitos-trabalhistas_2.jpg)
[eBook] Direitos trabalhistas têm história, não caíram do céu!

8 formas de a grande mídia atacar (disfarçadamente) os trabalhadores

A educação é estratégia para a emancipação dos trabalhadores

Por que os governantes do Brasil estão contra os trabalhadores?
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.