Mais Transformação

Frases que ainda ouvimos por aí #6 – “É negro, mas pensa como branco”

25 de abril de 2017
Junte-se a mais de 7.000 lideranças

Entre para nossa lista e receba conteúdos sindicais exclusivos e com prioridade

frase-6---negro

“É negro, mas pensa como branco”

No Brasil, o racismo é imposto e naturalizado. Às vezes até sem perceber, muitas pessoas acabam reproduzindo discursos opressores e racistas, principalmente ao utilizar expressões que fazem parte do discurso da população brasileira e que são resquícios de uma época de escravidão e sofrimento, que deve ser deixada para trás.

A frase “é negro, mas pensa como branco”, por exemplo, ainda é muito utilizada no país. Essa expressão é dita como se fosse um elogio, mas é extremamente preconceituosa, pois indica que pensar como uma pessoa branca é o correto.

Ao utilizar essa expressão, e tantas outras de cunho racista, como “serviço de preto” ou “a coisa tá preta”, a pessoa associa o negro a algo ruim. Já estamos no século XXI, e utilizar esse tipo de expressão, mesmo com a desculpa de que está “presa” na fala do brasileiro, é inadmissível. Está na hora de desprender!

É preciso ter solidariedade e consciência, para que essas expressões sejam abandonadas de uma vez por todas. Desconstruir o discurso racista, até em falas simples e que não aparentam ser ofensivas, mas que de fato são, é uma atitude necessária e urgente. Esse ciclo deve ser quebrado, e todos, sem exceção, têm o direito de serem tratados de forma igualitária.

Abridor de Latas Comunicação Sindical

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *