10 motivos pelos quais as elites querem acabar com os sindicatos
Você já parou para pensar porque setores da velha mídia e as elites querem acabar com os sindicatos?
Nos últimos anos, essa ofensiva contra as entidades que defendem os trabalhadores se tornou ainda maior.
Ao mesmo tempo, o governo conseguiu aprovar medidas contra os direitos dos trabalhadores, como a Reforma Trabalhista, a Reforma da Previdência e a possibilidade de terceirização de todas as atividades das empresas.
Então, seria tudo isso apenas coincidência?
Certamente não!
Trata-se de uma ação organizada pelas elites para enfraquecer quem luta contra as desigualdades e injustiças.
Com ajuda da velha mídia, as elites tentam enfraquecer as entidades sindicais, espalhando mentiras e boatos.
Assim, se os poderosos conseguirem acabar com os sindicatos, eles ganham mais força para impor um projeto de sociedade marcado pela desigualdade e pela exploração.
Afinal, o objetivo de todos eles é construir um mundo que funciona apenas para eles. Um mundo onde poderiam lucrar cada vez mais, sem impedimentos ou obrigações com os direitos dos trabalhadores.
Mas eles só alcançariam esse objetivo se acabassem com a resistência e com a organização da classe trabalhadora. É por isso que atacam tanto os sindicatos.
Há diversas maneiras de tentar deslegitimar a existência e o importante papel social das entidades sindicais. O ataque mais direto à atuação dos sindicatos – e aos próprios trabalhadores – foi a aprovação da Reforma Trabalhista.
Junto com esses retrocessos, vem também uma grande onda de difamação contra sindicatos, federações e centrais sindicais.
Assim, os sindicatos são atingidos em cheio por visões distorcidas. Também sofrem com a perseguição promovida pelas parcelas mais ricas da sociedade.
E ainda recebem ataques da velha imprensa e por setores políticos interessados em manter as coisas como estão.
Mas por que o movimento sindical é tão atacado?
Primeiramente, precisamos ter clareza. Por trás desses discursos prontos, que muitas vezes são reproduzidos sem nenhuma reflexão crítica, está uma realidade gritante: as elites e o empresariado querem o fim dos sindicatos!
Portanto, para lucrar mais e perpetuar a brutal desigualdade que marca o Brasil, esses setores atacam cotidianamente o movimento sindical.
Se eles têm seus motivos para fazer isso, os trabalhadores também têm seus motivos para resistir cada vez mais.
Mas há um problema: muitos trabalhadores acabam reproduzindo essas mentiras e nem se dão conta de que estão repetindo um discurso que vai prejudicar a eles mesmos.
Isso acontece quando os sindicatos não conseguem dialogar com as próprias bases. Quando há falhas na comunicação.
Pense que as pessoas pensam e agem conforme as informações que chegam até elas. Se não houver contraposição, os trabalhadores da sua base terão dificuldades em saber diferenciar as fake news das verdades.
Mas se as elites querem acabar com os sindicatos, o que os próprios sindicatos irão fazer?
Os trabalhadores precisam saber quem são querem acabar com seus direitos. Lembre-se: a velha mídia representa os interesses dos setores mais ricos da sociedade.
Então, qual deve ser a fonte de informação?
Os próprios sindicatos. São eles que devem estar em contato direto com suas próprias bases. São eles que terão condições concretas de levar esclarecimento aos trabalhadores.
Pensando nisso, preparamos um e-book gratuito com 10 motivos que explicam porque as elites querem acabar com os sindicatos.
Nosso objetivo é instrumentalizar as entidades sindicais e os dirigentes, para que possam fortalecer o diálogo com suas próprias categorias.
Portanto, aproveite nosso material. Você pode baixá-lo e utilizá-lo como quiser: publicá-lo nas redes sociais, promover um debate entre a diretoria e os trabalhadores…
O que importa é fazer com que os trabalhadores reconheçam a importância da sua entidade.
Então, não perca tempo! Clique aqui e acesse o e-book.