Mais Sindicato

7 falhas que fazem a categoria achar que a diretoria do sindicato não trabalha

15 de maio de 2019
Junte-se a mais de 7.000 lideranças

Entre para nossa lista e receba conteúdos sindicais exclusivos e com prioridade

diretoria do sindicato não trabalha abridor de latas

Que dirigente nunca ouviu algum trabalhador dizendo que a diretoria do sindicato não trabalha?

Ou reclamando, afirmando que paga a mensalidade do sindicato e não tem nenhum retorno?

Mesmo trabalhando muito em defesa da categoria, o reconhecimento da atuação da diretoria muitas vezes não chega.

Se você está passando por essa situação, não se desespere: é possível revertê-la!

Existem deslizes que criam a sensação de que a diretoria não atua na defesa do trabalhador. Quando você conseguir superá-los, a relação da sua entidade com os trabalhadores vai melhorar muito! Confira 👇

 

Informalidade nas redes sociais

❌ O primeiro tropeço de uma entidade é não ter uma página oficial nas redes sociais.

Mais grave do que isso é quando o sindicato centraliza a comunicação no perfil pessoal dos dirigentes. É um erro fatal!

Imagine o que o trabalhador vai pensar ao ver fotos do diretor em churrascos ou no boteco com os amigos?

Claro, o dirigente tem direito ao lazer, mas que tal separar essas ocasiões da imagem do seu sindicato?

 

 

 

Nenhuma atividade no site da entidade

Se o trabalhador acessar o site do seu sindicato e encontrar somente notas sobre o expediente ou conteúdos genéricos de outras fontes (por exemplos de páginas da velha mídia), ele vai achar que a diretoria do sindicato não trabalha. Qualquer pessoa pensaria isso, na verdade!

A dica é manter um bom fluxo de publicações relevantes para a base.

📌 Para isso, você vai precisar de uma equipe de comunicação profissional.

É praticamente impossível cumprir essa tarefa de forma amadora.

 

 

Não ter um informativo impresso

O jornal impresso ainda é, para muitos trabalhadores, o principal contato com o sindicato. Além disso, disponibilizar um material bonito e esclarecedor é ideal para mostrar que a diretoria trabalha em prol da categoria.

Aí você pode até dizer: “Mas não temos conteúdo suficiente para preencher as páginas de um jornal a cada dois meses”.

Olha, pela nossa experiência, podemos garantir que isso é possível, sim.

👀 O segredo é ter um olhar atento ao que pode virar notícia!

 

 

Não realizar atividades com a categoria

Muitos dirigentes desistem de realizar atividades voltadas à base porque os trabalhadores não comparecem. Nós insistimos: faça!

📌 Tais espaços são importantes para a imagem do seu sindicato.

Essa é uma das formas de demonstrar a preocupação da diretoria com os trabalhadores.

 

 

Não cobrar a pauta de reivindicações

O trabalhador espera ver a diretoria atuando diariamente para construir a luta sindical.

Se ele achar que os dirigentes não estão cumprindo com a sua obrigação, a confiança no sindicato cai por terra! 👎

Ouça as reivindicações dos trabalhadores, leve-as para as negociações e o mais importante: mostre esse trabalho para a base!

 

 

Não estar presente nos locais de trabalho

👀 O “olho no olho” sem dúvidas fortalece a conexão entre o sindicato e a base.

Visitar os locais de trabalho, além de ser uma obrigação do sindicato, mostra que os dirigentes estão de fato atentos aos problemas que os trabalhadores enfrentam no cotidiano.

 

 

Tomar cafezinho com o patrão e não com o trabalhador

As páginas e sites de alguns sindicatos mais parecem portais dos próprios empregadores, de tanto que eles aparecem nas publicações. Sentar para negociar com o patrão é importante, mas onde o trabalhador está na rotina do sindicato?

🤝 O bate-papo com a categoria precisa estar entre os compromissos dos dirigentes!

Para evitar a sensação de que o sindicato só tem agenda para o empregador, evite também os deslizes que abordamos nos pontos 4 e 6.

 

Você conseguiu identificar alguma dessas falhas na atuação da sua entidade?

É preciso ficar atento! Todo cuidado é pouco quando se trata da imagem do sindicato perante os trabalhadores. Quanto mais críticas você receber enquanto dirigente, menos reconhecimento a entidade terá. E cada vez mais a categoria vai achar que a diretoria do sindicato não trabalha.

 

Para ajudá-lo ainda mais, nós preparamos um e-Book com 9 ações eficazes para você mudar a comunicação do seu sindicato e aprimorar o relacionamento com a sua categoria.

São orientações formuladas com base na experiência da Abridor de Latas, que atua há 13 anos desenvolvendo a comunicação de diversas entidades sindicais de todo o país. Que tal conferir?

Para baixar o e-book é só clicar aqui ou no banner abaixo 👇

Fonte: Abridor de Latas – Comunicação Sindical

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *